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Loja de Passos cresce 400% em plena recessão

Donos da Clara&Romeo, os empresários Monalisa Andrade e Leonardo Souza apostaram no atendimento customizado via redes sociais. Em um ano e meio, a empresa quadruplicou o faturamento

Da Redação

Imagine abrir uma empresa e, um ano depois, no auge da empolgação, ser surpreendido pelo fechamento compulsório do comércio em razão da pandemia? Este foi o desafio que o casal de empresários Monalisa Andrade e Leonardo Souza precisou enfrentar ao inaugurar o novo espaço da loja Clara&Romeo, especializada em moda infantil de 0 a 18 anos, calçados e acessórios.

Problema em comum
O problema dos dois foi o mesmo enfrentado por vários empresários que começaram a empreender na época em que o coronavírus surgiu. A diferença está na forma como cada empreendedor se saiu diante do impasse. No caso de Leonardo e Monalisa, o que não faltou foram criatividade e muita persistência.

Clara e Romeo existem, sim!
Clara e Romeo não são apenas o nome com sonoridade perfeita de uma loja. Eles existem de verdade. Leonardo e Monalisa já eram pais de Pedro, 9 anos, e Heitor, 6, quando foram pegos de surpresa com a terceira gravidez. Era a pequena Clara, hoje com 4 anos, quem estava a caminho.


Mundo de Clara
Monalisa criou um Instagram, o @mundoodeclara, em que compartilha posts sobre o dia a dia da filha e o cotidiano que permeia a maternidade. A identificação das mães com a página foi imediata. Hoje já são mais de 33 mil seguidores conquistados de forma orgânica. “O @mundoodeclara viralizou e despertou esse olhar nosso para o infantil”, recorda-se Monalisa.

Tal pai, tal filho
Na mesma época, o cantor gospel Thalles Roberto e a esposa, a dentista Daniela Campos, tiveram Romeo, o segundo filho do casal. Da afinidade entre as mães e o interesse por assuntos relacionados a crianças surgiu a loja batizada com os nomes dos rebentos. A loja nasceu em 2019 com a proposta de fazer moda para a família – roupas “Tal pai, tal filho” – e fabricação própria.


Parceria
A parceria deu muito certo, mas foi curta. Thalles recebeu a proposta de ir morar em Houston, nos Estados Unidos, onde seria mais fácil dar prosseguimento à carreira. Daniela até tentou, mas era inviável continuar na sociedade morando em outro país. Monalisa e Leonardo compraram a parte dos sócios e decidiram dar um up na loja inaugurando uma nova sede.

Reinvenção
Mas tinha uma pandemia no meio do caminho. O jeito foi se reinventar. E rápido. A fabricação de peças próprias deu lugar a parcerias com marcas consagradas, como Kipling, Reserva Mini, Levi’s, Adidas e Lacoste, entre outras.
E como vender, de portas fechadas? Muita persistência, uso intenso de redes sociais e atendimento customizado. Enquanto a loja permanecia fechada por conta de decretos municipais, Monalisa iniciou uma varredura em busca de clientes antigos e à procura de novos. Fez do WhatsApp uma loja itinerante. “Eu procurava cliente por cliente e perguntava se poderia enviar fotos das peças”, diz.


Aberta 24 horas
O Instagram acabou sendo a porta de entrada da loja física que não podia abrir: lives de vendas, vídeos, posts interativos. Uma vitrine virtual, sem fronteiras, aberta 24 horas por dia.
Leonardo se encarregou da logística: fazer entregas das compras e levar sacolas de roupas em domicílio para “degustação” dos pequenos clientes. Se eles não podiam vir até a loja, então a Clara&Romeo ia até eles. A personalização no atendimento foi fundamental nesta virada de chave. Cada cliente era atendido em separado pelos meios digitais. “Comecei a fazer vários cursos e me aprimorar. Busquei muito conhecimento em marketing digital e até hoje faço vários cursos, buscando sempre fazer o melhor”, explica Monalisa.

Peças
Em época de quarentena, era esperado que a loja vendesse apenas pijamas para os pequenos. Mas vendeu de tudo. “Criança cresce. Com ou sem pandemia, elas perdem roupas que precisam ser repostas”, observa Leonardo. Ele lembra que muitas mães compraram inclusive roupas de festa para os filhos – afinal, em algum momento os eventos retornariam.


Crescimento e humanização
O negócio só cresceu. Em um ano e meio de pandemia, o número de consultoras de vendas contratadas passou de uma para quatro e o faturamento aumentou 400%.
Mas há outro fator fundamental nesta guinada: a humanização. A começar pelo conceito da loja física, que estimula e resgata brincadeiras clássicas: na calçada está pintada uma amarelinha. Na Clara&Romeo tudo é colorido e remete ao lúdico e à convivência familiar. E como pais a-do-ram fotografar os filhos bem vestidos, a loja acaba participando da eternização destes momentos.
“Mesmo quando estávamos distantes, nós nos aproximamos dos nossos clientes e amigos com o propósito de eternizar momentos em família com conforto estilo e qualidade. A gente não vende roupas. A gente vende momentos”, resume Leonardo.

 

Contato: 

Avenida da Moda, 3388 – Passos (MG)

Telefone: 35 3526 1039

WhatsApp: 35 9 8868 2225

Instagram: @claraeromeo

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