Digite para procurar

Jovem de Carmo do Rio Claro é finalista de concurso internacional de artes

Eventos

Jovem de Carmo do Rio Claro é finalista de concurso internacional de artes

Compartilhar

Ântuni Lima, acadêmico de artes plásticas da UEMG, concorre na 4ª edição do concurso The Global Art Awards, que será realizado em Tóquio

Texto: Pedro Freitas – Edição: Lívia Ferreira – Imagem: Divulgação

Natural do município mineiro de Carmo do Rio Claro, Ântuni Gabriel Toscano de Lima, 20 anos, está na final do Global Arts Awards (Prêmios Globais de Artes, em tradução livre), um dos concursos mais importantes no mundo das artes. Acadêmico do curso de artes plásticas na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em Belo Horizonte, o jovem, que está morando em Passos e faz aulas on-line em função da pandemia, ficou sabendo de concurso por meio de um amigo que também estava na disputa. É a primeira vez que Ântuni se inscreve em um concurso do tipo.

Continua depois da publicidade

Conheça o L’Essence

Mulher
A obra que levou Ântuni à final traz à tona o empoderamento feminino, questões raciais e a maternidade. “Mas principalmente busquei representar uma cultura desvalorizada, que é a cultura africana, uma matriz do nosso país”, explica.

Realismo
A obra do jovem está concorrendo com as de mais sete artistas na categoria Pintura/Realismo. Entre os oito jurados estão colecionadores, proprietários de galerias, críticos de arte e empresários.

Premiação
A final do concurso Global Art Awards será realizada dia nove de outubro, no requintado distrito de arte e entretenimento de Roppongi , no coração de Tóquio. O evento vai ocorrer paralelamente à Feira Internacional de Arte de Tóquio. Os dois eventos têm como objetivo homenagear e gerar reconhecimento público pelas realizações e contribuições positivas de artistas, galerias e profissionais de arte em todo o mundo.

Categorias
O concurso está dividido em oito categorias. Além do prêmio de 10 mil dólares, cada vencedor vai receber o Troféu Art Award feito à mão, oportunidade de exposição gratuita na próxima Feira Internacional de Arte de Xangai, cobertura da imprensa internacional, suporte e aconselhamento de carreira da equipe profissional do concurso e vagas para exposições em galeria, além de presentes de parceiros e patrocinadores. O evento será transmitido ao vivo.

Viver de arte
O sonho de Ântuni é poder viver de sua arte. Sua maior inspiração é sua mãe. “Minha mãe sempre me apoiou em tudo” afirma o artista, que classifica a arte como “um grito de guerra para o mundo. É a sua voz e o quadro é um pedaço seu.”
Apesar de se inspirar na trajetória de vários artistas, Ântuni busca ser original. “Quero que as pessoas reconheçam meu traço como único.”

Tags:

Você também deve gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *