Digite para procurar

Jovem de Passos é um dos 18 escolhidos para curso do Instituto Butantan

Educação

Jovem de Passos é um dos 18 escolhidos para curso do Instituto Butantan

Compartilhar
Aluno do Colégio Tiradentes, Breno Borges foi um dos classificados entre os mais de 42 mil inscritos para a Olimpíada Brasileira de Biologia. Ele foi convidado a cursar bioinformática para o desenvolvimento de fármacos

Texto: Pedro Freitas – Edição: Lívia Ferreira – Foto: Divulgação

Breno Medeiros Borges, de 16 anos, sempre foi um bom aluno. Mas até ele se surpreendeu ao ser um dos 18 brasileiros classificados para a Olimpíada Brasileira de Biologia. Realizada pelo Instituto Butantan, a competição recebeu 42.353 alunos em sua 17ª edição. A Rede de Colégio Tiradentes aprovou 22 alunos para a segunda fase da prova, sendo três para a terceira e última fase – Breno, que cursa o segundo ano do ensino médio, obteve o melhor desempenho da rede.

Continua após o conteúdo de marca

Conheça a loja Clara&Romeo

Premiação
Como reconhecimento pelo seu esforço e dedicação, o jovem foi convidado a participar do curso de bioinformática para o desenvolvimento de fármacos, ofertado pelo Instituto Butantan. Será oferecido todo o material necessário para o curso, que irá abordar diferentes áreas da biologia molecular.

Certificado ouro
Além disso, por meio do programa de bolsas do Conselho Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica, o CNPq, ele também irá receber um apoio financeiro no valor de R$ 100 durante dois anos e ganhou um certificado padrão ouro. Os alunos classificados também poderão participar da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e da Olimpíada Iberoamericana de Biologia (OIAB).

Curioso
A biologia sempre despertou curiosidade em Breno. “Eu me interesso principalmente em entender como a vida foi gerada do jeito que conhecemos.”

Rotina de estudos
A rotina de estudos de Breno começa uma semana antes das provas. Ele reconhece que estudar nem sempre é uma tarefa fácil. “Mas se você tem um objetivo que deseja mais do que qualquer coisa e está focado naquilo, você consegue.”

Medicina
O estudante, que quer ser médico, tem como inspirações o fundador da genética Gregor Mendel e o naturalista Charles Darwin pelas descobertas que fizeram para a biologia.
Outras duas fontes de inspiração são seus pais Eder Soares Borges e Cíntia de Oliveira Medeiros, que sempre o apoiaram. “Eles ficaram muito felizes e orgulhosos com essa minha conquista.”

Dica
E para quem está com problemas para estudar, fica a dica: “Tente focar no seu objetivo, comece devagar, estudando meia ou uma hora por dia e, com o tempo, vá aumentando o ritmo”, aconselha Breno.

 

Tags:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *