Digite para procurar

Escritor celebra 40 anos de carreira com novo livro na FliPassos

Eventos

Escritor celebra 40 anos de carreira com novo livro na FliPassos

Compartilhar

Vencedor do Prêmio Jabuti, Marco Túlio Costa, de Passos, lança “Marte declara paz” durante a 5ª edição da Feira Literária, que vai até dia 10/11. Veja a programação completa do evento

Texto: Lívia Ferreira / Foto: Divulgação

Dois rovers (robôs que rondam pelo planeta Marte) de repente adquirem consciência. Eles passam a filosofar sobre temas que há séculos permeiam a existência humana, como, por exemplo, o que é ser, por que existimos e se fomos criados por alguém.
Um dia eles se encontram, trocam impressões sobre o que aprenderam naquele “paraíso” supostamente criado para eles, mas acabam discordando um do outro. Por fim, decidem dividir Marte ao meio. A história levará os dois a uma luta pela sobrevivência, não só deles mesmos, mas de seus criadores, que moram em um planeta distante, a Terra.

Continua após o conteúdo de marca

Conheça a loja Clara&Romeo

Jabuti
Este é o enredo de “Marte declara Paz”, novo livro de Marco Túlio Costa, escritor de Formiga (MG), mas que há décadas adotou Passos como sua cidade. O livro marca os 40 anos de uma carreira literária tão frutífera que inclusive já lhe rendeu vários prêmios, entre eles o Jabuti, o Oscar da literatura brasileira. Há exatas quatro décadas, Marco Túlio lançava seu primeiro livro, “O mágico desinventor”, que fez grande sucesso no Brasil e no México.
O autor acredita que o lançamento de um obra infantojuvenil, assim como foi a primeira, tem um significado especial, como se completasse um ciclo. “Assim como ‘O mágico desinventor’, em ‘Marte declara paz’ eu abordo um tema atual, oferecendo aos leitores, jovens e adultos, muitas oportunidades para reflexão”, avalia.

Ser humano como centro
Marco Túlio chama atenção para a necessidade de se olhar o avanço tecnológico da humanidade de forma crítica, não perdendo de vista que o centro de tudo deve ser o ser humano, seu bem-esta e sua dignidade. Para o autor, o desenvolvimento tecnológico deveria ter, como propósito o desenvolvimento humano e a preservação do meio ambiente. “Repito sempre que a ficção científica é um excelente distanciamento que oferecemos à pessoa para que, de longe, tenha uma visão melhor do tempo presente. O que somos, o que fazemos de bom ou ruim para a humanidade, para o planeta. E em ´’Marte declara paz’ trago essa questão para a discussão dos leitores.”

Brinde
O livro está sendo lançado pela editora Caravana e também pode ser comprado pelo site caravanagrupoeditorial.com.br. Cada exemplar custa R$ 40,80 mais frete e vem com marcador e de brinde o livro de contos “Café com prosa”, de Olavo Romano. Escolas e bibliotecas públicas que queiram adquirir a obra em maior quantidade para seu acervo terão preço diferenciado – para isto, é só entrar em contato com a editora pelo site.

Bate-papo
O lançamento do livro acontece às 20h do próximo dia oito no Auditório da Casa da Cultura (Praça Geraldo da Silva Maia), em Passos. Além da sessão de autógrafos, Marco Túlio vai promover um bate-papo com os apaixonados por literatura sobre temas da atualidade.

Programação
A FliPassos também terá atrações musicais, como shows dos cantores Toquinho e Renato Teixeira. Clique aqui e confira a programação completa.

 

 

Tags:

Você também deve gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *