DestaqueSaúde

Posso pegar coronavírus do meu pet?

Tá em dúvida? Confira as dicas da Clínica São Francisco de Assis para não por em risco sua saúde nem a do seu bichinho

Em algum momento, quem tem um animal de estimação vai se perguntar: posso pegar coronavírus do meu pet? A dúvida faz sentido. Afinal, animais também estão sujeitos a ficar doentes.

Mas não precisa se afastar do seu amiguinho por medo do corona, não. Quem explica o motivo é o médico veterinário Edson Figueiredo da Costa, proprietário da clínica São Francisco de Assis, em Passos. “O coronavírus animal é da família do alfa-coronavírus. Já o causador da Covid-19, doença que está acometendo os seres humanos durante esta pandemia, é da família do beta-coronavírus. Então a transmissão é de ser humano para ser humano. Animais não transmitem o novo coronavírus”. Veja o quadro abaixo:

Imagem: Sanar Med

Cuidados
O que pode acontecer, segundo Dr. Edson, é o seu pet trazer para dentro de casa o coronavírus causador da Covid-19 nas patas após um passeio, por exemplo. E por isto é tão importante higienizar seu bichinho depois de passear. “As patas devem ser lavadas na volta dos passeios. Se você dorme com seu pet, troque as roupas de cama com frequência. E evite beijar o animal, já que a boca pode ser porta de entrada para outras doenças. Manter chão e superfícies limpas também é importante”, ressalta o veterinário.

Vacinas
Assim como o beta-coronavírus prejudica a saúde dos humanos, o alfa-coronavírus também pode fazer seu pet adoecer. Por isto é tão necessário manter as vacinas em dia. A que combate o coronavírus em animais pode ser aplicada a partir dos 45 dias de idade. A aplicação inicial são quatro doses, com reforços anuais. Não esqueça também a vacina contra a gripe, que diminui os sintomas clínicos como a traqueonbronquite infecciosa canina (TIC), mais conhecida como tosse dos canis. “É importante ter atenção redobrada neste período de clima seco, em que aumenta a incidência de doenças cardiovasculares e respiratórias”, finaliza Dr. Edson.

Contato:

Clínica Veterinária São Francisco de Assis

Avenida José Caetano de Andrade, 281 – Passos (MG)

Telefone: 35 3521 5886

WhatsApp: 35 9 8863 0009

Facebook: clínica veterinária são francisco de assis

Instagram: @clincasaofranciscodeassis

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Boa dica Dr Edson!
    Realmente essa é uma dúvida de acomete muita gente que tem seus Pets frequentando banhos e tosas nós Petshops!
    Ótimo esclarecimento!
    Muito obrigado e

    Parabéns!!!????????????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo