Digite para procurar

Posso pegar coronavírus do meu pet?

Destaque Saúde

Posso pegar coronavírus do meu pet?

Compartilhar

Tá em dúvida? Confira as dicas da Clínica São Francisco de Assis para não por em risco sua saúde nem a do seu bichinho

Em algum momento, quem tem um animal de estimação vai se perguntar: posso pegar coronavírus do meu pet? A dúvida faz sentido. Afinal, animais também estão sujeitos a ficar doentes.

Mas não precisa se afastar do seu amiguinho por medo do corona, não. Quem explica o motivo é o médico veterinário Edson Figueiredo da Costa, proprietário da clínica São Francisco de Assis, em Passos. “O coronavírus animal é da família do alfa-coronavírus. Já o causador da Covid-19, doença que está acometendo os seres humanos durante esta pandemia, é da família do beta-coronavírus. Então a transmissão é de ser humano para ser humano. Animais não transmitem o novo coronavírus”. Veja o quadro abaixo:

Imagem: Sanar Med

Cuidados
O que pode acontecer, segundo Dr. Edson, é o seu pet trazer para dentro de casa o coronavírus causador da Covid-19 nas patas após um passeio, por exemplo. E por isto é tão importante higienizar seu bichinho depois de passear. “As patas devem ser lavadas na volta dos passeios. Se você dorme com seu pet, troque as roupas de cama com frequência. E evite beijar o animal, já que a boca pode ser porta de entrada para outras doenças. Manter chão e superfícies limpas também é importante”, ressalta o veterinário.

Vacinas
Assim como o beta-coronavírus prejudica a saúde dos humanos, o alfa-coronavírus também pode fazer seu pet adoecer. Por isto é tão necessário manter as vacinas em dia. A que combate o coronavírus em animais pode ser aplicada a partir dos 45 dias de idade. A aplicação inicial são quatro doses, com reforços anuais. Não esqueça também a vacina contra a gripe, que diminui os sintomas clínicos como a traqueonbronquite infecciosa canina (TIC), mais conhecida como tosse dos canis. “É importante ter atenção redobrada neste período de clima seco, em que aumenta a incidência de doenças cardiovasculares e respiratórias”, finaliza Dr. Edson.

Contato:

Clínica Veterinária São Francisco de Assis

Avenida José Caetano de Andrade, 281 – Passos (MG)

Telefone: 35 3521 5886

WhatsApp: 35 9 8863 0009

Facebook: clínica veterinária são francisco de assis

Instagram: @clincasaofranciscodeassis

Tags:

1 comentário

  1. STILOPET ESTÉTICA CANINA 23 de agosto de 2020

    Boa dica Dr Edson!
    Realmente essa é uma dúvida de acomete muita gente que tem seus Pets frequentando banhos e tosas nós Petshops!
    Ótimo esclarecimento!
    Muito obrigado e

    Parabéns!!!👏👏👏

    Responder

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *