Digite para procurar

8 curiosidades sobre o Papai Noel

Social

8 curiosidades sobre o Papai Noel

Compartilhar

Nem sempre o bom velhinho usou roupas vermelhas e sua origem está na história de um santo. Confira alguns fatos inusitados sobre esse personagem que tanto fascina as crianças

Da Redação

Depois de Jesus, ele é o personagem que mais remete à festa cristã que celebra o nascimento do filho de Deus. O que nem todo mundo sabe é que a figura fictícia do Papai Noel tem origem em um santo que fazia doações para crianças. Confira estas e outras curiosidades sobre o velhinho que atravessa gerações encantando pessoas de todas as idades.

1- Coca-cola

Papai Noel já existe há mais de 200 anos, mas ele não era retratado com roupas vermelhas. A  figura clássica que conhecemos hoje surgiu em 1931, por causa de uma campanha da Coca-Cola. A empresa contratou o artista Haddon Sundblom para ilustrar o Papai Noel – um homem com semblante alegre, bochechas coradas e grandes vestes vermelhas e brancas. A campanha publicitária de Natal repercutiu muito bem nos Estados Unidos. Então as cores vermelha do Papai Noel, e verde das árvores de Natal, começaram a ser vistas como as oficiais dessa data comemorativa.

Haddon Sundblom criou para uma campanha da Coca-Cola a icônica figura do Papai Noel como é conhecida hoje

2- São Nicolau

O Papai Noel foi inspirado em uma pessoa real. Nascido por volta de 270, São Nicolau era bispo de Mira, cidade onde hoje é a Turquia. Conta a lenda que, sem ninguém saber, ele distribuía doces para as crianças durante a noite e, na maioria das vezes, deixava as guloseimas nos sapatos dos pequenos. Devido à sua generosidade e aos milagres atribuídos a ele, foi canonizado pela Igreja Católica.

 

Nascido na região onde hoje é a Turquia, São Nicolau inspirou a criação do Papai Noel

3 – Solteiro

Papai Noel era solteiro. A primeira vez que se falou em uma companheira para ele data de um conto de 1849, de James Rees. A ideia da Mamãe Noel ficou popular apenas em 1889, por causa de um poema de Katherine Lee Bates.

Uma das campanhas criadas por Haddon Sundblom para a Coca-Cola

4 – Delivery express

Há cerca de 2,5 bilhões de casas no mundo, e elas estão a uma distância média de 20 metros entre uma e outra. Se demorasse 34 microssegundos por parada, o Papai Noel teria que viajar a 5.800 quilômetros por segundo para conseguir entregar presentes a todas as famílias.

5 – Odin

A figura do Papai Noel não remete somente à figura cristã de São Nicolau. Existem aproximações entre esse personagem e Odin, o deus mais poderoso da crença religiosa dos nórdicos. Na tradição nórdica, Odin é representado da mesma maneira que o Papai Noel: um idoso barbudo e grisalho. Segundo a lenda, para distribuir presentes, Odin ia montado em seu cavalo de oito patas, Sleipnir – uma referência clara às oito renas do Papai Noel. Além disso, Sleipnir, assim como as renas, sobrevoava os céus para entregar os presentes.

6 – Sinterklaas

Uma tradição holandesa manteve viva a história de São Nicolau na forma de Sinterklaas. O nome “Santa Claus”, como Noel é conhecido em inglês, é uma adaptação de “Sinterklaas”, forma como São Nicolau era chamado pelos holandeses, que levaram suas tradições natalinas para colônias na América.

7 – Papai Natal

Já por aqui, a origem da expressão “Papai Noel” tem raízes no idioma francês, no qual “Noël” significa “Natal”. Ou seja, no Brasil, o bom velhinho ganhou um carinhoso nome que significa literalmente “Papai Natal”.

Imagem do Papai Noel publicada na revista americana Harper’s Weekly em 1862

8 – Ao redor do mundo 

Veja como o Papai Noel é chamado em outros países:

Portugal: Pai Natal

França: Père Noël

Grã-bretanha: Father Christmas

Estados Unidos e Canadá: Santa Claus

Holanda: Sinterklaas

Itália: Babbo Natale

Espanha: Papá Noel

Polônia: Mikulas

Dinamarca: Juliman

Japão: Jizo

Polônia: Mikulas

Alemanha: Kriss Kringle ou Weinachtsmann

Existem também curiosidades interessantes sobre a árvore de Natal. Para saber mais, clique aqui.

Tags:

Você também deve gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *