Social

Painel de 210 metros homenageia profissionais de saúde de Passos

  1. Artista plástico Raul Talles dos Reis levou 50 dias para produzir a obra mais desafiadora de sua carreira, encomendada pela construtora Saneatec

Texto: Pedro Freitas/ Edição: Lívia Ferreira/ Imagens: Raul Talles

Médicos e enfermeiros retratados em um muro de 210 m2 no cruzamento das ruas Santo Antônio e Tenente Vasconcelos, em Passos. Esta foi a maneira encontrada pelo empresário Vilson Brito para homenagear os profissionais de saúde da cidade que, de alguma forma, estão envolvidos no combate à pandemia da Covid-19.

Brito é dono da Saneatec, construtora que, além da geração de empregos, tem deixado um legado cultural ao espalhar arte pelos muros da cidade. Foi dele a escolha dos profissionais retratados no muro.

 Desde os 7 anos – Para esta empreitada, o escolhido foi o artista plástico passense Raul Talles dos Reis. A paixão pela arte começou cedo: com apenas 7 anos de idade ele inventou de desenhar e não parou mais. Aos 14 descobriu o grafite e se profissionalizou. Hoje, com 40 anos, o artista plástico está mais ativo do que nunca – parte da sua produção pode ser conferida no Instagram. “São 26 anos trabalhando com isso, e em meio a essa pandemia vi que nosso trabalho, como artista, ganhou mais relevância”, disse.

500 metros – Retratar os profissionais de saúde foi a obra de arte mais desafiadora de sua carreira. Consumiu 50 dias de trabalho. “É muito difícil retratar pessoas em grafites. Mas é muito bom ver a reação da pessoa quando se vê eternizada na obra, ainda mais por serem profissionais que estão salvando vidas”, explica. E esta não foi a maior: Raul já chegou a pintar painéis de 500 metros.

Viral – A produção de grafites retratando profissionais da saúde viralizou no Brasil e no mundo. O artista Gustavo Nénão, por exemplo, produziu uma obra para homenagear profissionais da saúde do Hospital das Clínicas da Unicamp. O trabalho levou 16 horas para ser realizado e, segundo o artista, é uma forma de agradecer os profissionais (clique aqui para ver o painel).

Você sabia? O grafite nasceu em Nova York, na década de 1970. A ideia era interferir na cidade de forma positiva e, ao mesmo tempo, fazer uma crítica social. A arte chegou à cidade de São Paulo no final dos anos 1970 e foi rapidamente adotada pelos jovens que precisavam se expressar e deixar sua marca. Os brasileiros desenvolveram um estilo próprio e que hoje é reconhecido como um dos melhores do mundo. Bora conhecer o painel do Raul? Então arrasta!

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo