Digite para procurar

Unidade de triagem e reciclagem é inaugurada em Passos

Cidades

Unidade de triagem e reciclagem é inaugurada em Passos

Compartilhar
  1. Da Redação – Fotos: Divulgação/PMP

Além da geração de emprego e renda e da diminuição da poluição, resíduos orgânicos serão usados como adubo na jardinagem de hortaliças da prefeitura

Passos agora conta com uma unidade de triagem, compostagem e coleta seletiva de lixo. A inauguração aconteceu na última terça-feira, 17 da maio, estabelecido pela UNESCO como o dia mundial da reciclagem. Durante o evento foram entregues três caminhões para auxiliar no trabalho da coleta seletiva pelo município.

Continua depois da publicidade

Quer ver sua marca na Verboaria? Clica aqui!

Trabalho Social
“Hoje a história de Passos ganha um novo capítulo. Passamos a contar com o trabalho importantíssimo da cooperativa de catadores e também da coleta seletiva somada a essa unidade. Tenho absoluta certeza que isso contribuirá muito para a preservação do meio ambiente e digo mais: teremos aqui um trabalho social importante. Essas pessoas terão condições dignas de trabalho. Isso é desenvolvimento”, disse o prefeito Diego Oliveira, durante o evento.


Jardinagem
Diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Gilson de Oliveira Wenceslau lembrou que os resíduos orgânicos serão transformados em compostagem para ser utilizados na jardinagem de hortaliças da prefeitura.


Parcerias
A implantação da unidade é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento; a Associação de Apoio e Catadores de Materiais Recicláveis (AAção Reciclagem) e a empresa ViraSer.
A ViraSer fomenta iniciativas voltadas para coleta seletiva e logística reversa, visando potencializar cooperativas e associações de catadores e está presente em 20 estados brasileiros. Por meio dessa parceria, o município teve acesso à metodologia e conhecimento técnico.
A AAção Reciclagem já desenvolve projetos desde 2017 em Passos, e agora, em conjunto com o ViraSer, irá potencializar as ações de coleta seletiva.

Algumas vantagens da reciclagem:
• Cada 50 quilos de papel usados transformados em papel novo evitam que uma árvore seja cortada.
• Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado evitam que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de bauxita.
• Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes.
• Economia de energia e matérias-primas: Menos poluição do ar, da água e do solo.
• Melhora a limpeza da cidade: o morador que adquire o hábito de separar o lixo dificilmente o descarta nas vias públicas.
• Gera renda por meio da comercialização dos recicláveis e diminui o desperdício.
• Gera empregos para os usuários dos programas sociais e de saúde da prefeitura.
• Dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram.

Tipos de recicláveis
• Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
• Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
• Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
• Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.

Com informações da Prefeitura de Passos

 

Tags:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *