Digite para procurar

Hospital Unimed de Passos realiza cirurgia inédita na região para tratamento de hérnia de disco

Saúde

Hospital Unimed de Passos realiza cirurgia inédita na região para tratamento de hérnia de disco

Compartilhar

A técnica permite pós-operatório menos doloroso e retorno mais rápido às atividades cotidianas do paciente

Da Redação – Imagem: Divulgação/Unimed

A equipe de Neurocirurgia do Hospital Unimed em Passos realizou três cirurgias endoscópicas de coluna utilizando técnicas menos invasivas que a intervenção tradicional. Na cirurgia endoscópica de coluna, são usados retratores especiais e vídeo por endoscopia, diminuindo significativamente a agressão aos tecidos, como musculatura e ligamentos. Esta técnica é normalmente utilizada para cirurgias de hérnia de disco na região lombar, podendo também ser usada para descompressão da medula. De acordo com a equipe, esta é a primeira vez que este tipo de procedimento é realizado na região.

Continua depois da publicidade

Conheça o Centro Médico Integrado em Oncologia e Cirurgia

“Com o uso desta forma de cirurgia, o paciente sente menos dor no pós-operatório e o tempo de recuperação é menor. Nesta forma, o acesso cirúrgico é mínimo, de cerca de 0,8 a 1cm, com dois pontos na pele e com alta no mesmo dia, na maioria dos casos. Em alguns casos, de acordo com as condições do paciente e da doença da coluna, não é possível utilizar esta técnica. Caberá ao especialista a avaliação do histórico, exame físico completo, exames de imagem, radiografia da coluna vertebral e, nos casos crônicos, uma tomografia computadorizada”, detalha o neurocirurgião Nicollas Nunes Rabelo.

 

Clique aqui para saber mais sobre a hérnia de disco (Imagem: Ministério da Saúde)

Além dele, também fizeram parte da cirurgia o neurocirurgião Marcos Antônio de Oliveira e o neurocirurgião convidado, Daniel Paz, de São Paulo. “O Hospital Unimed em Passos é pioneiro no uso desta técnica na região e passa a oferecer, com este procedimento, uma tecnologia avançada voltada para tratamento de doenças da coluna como hérnia de disco”, acrescenta Nicollas.

Como é feita a cirurgia?
Por meio de endoscópios associados a câmeras, o cirurgião consegue acessar e remover a hérnia de disco, além de descomprimir a região, diminuindo consideravelmente os danos à musculatura e estruturas da coluna, o que permite um pós-operatório menos doloroso e um retorno mais rápido às atividades cotidianas do paciente. Geralmente a incisão necessita de apenas dois pontos para o fechamento da pele e um pequeno curativo. O paciente pode receber alta no mesmo dia do procedimento, na maioria dos casos.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da Unimed Sudoeste de Minas

Tags:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *