Digite para procurar

Passos ganha serviço de atendimento domiciliar

Destaque Saúde

Passos ganha serviço de atendimento domiciliar

Compartilhar

Custeado com recursos do Governo Federal e contrapartida da prefeitura, o programa Melhor em Casa visa desafogar a UPA, hospitais e facilitar a recuperação dos pacientes

Texto e fotos: Lívia Ferreira

Pacientes de Passos poderão receber atendimento domiciliar, desafogando a taxa de ocupação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Santa Casa de Passos e Hospital Regional do Câncer de Passos. Esta é a proposta do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) vinculado ao Melhor em Casa, programa do Governo Federal que prevê o acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, diminuindo as taxas de hospitalizações, infecções e proporcionando a recuperação do paciente no aconchego do lar.

Continua depois da publicidade

Conheça o Centro Médico Integrado em Oncologia e Cirurgia

Nova sede
A solenidade de inauguração do novo espaço do SAD aconteceu na manhã desta terça-feira, na Rua Jaime Gomes, 241, no município. Na prática, o serviço já vinha funcionando desde junho de 2020, mas precisava de uma sede que abrigasse mais insumos e a equipe de trabalho, que cresceu ao longo dos meses. “Além de aumentar a rotatividade dos leitos, o atendimento domiciliar proporciona melhor recuperação do paciente, que pode receber um atendimento humanizado, em casa e perto da família”, explica a coordenadora do SAD, fisioterapeuta Lisdei Souza.

Em sentido horário: Vanessa Freire, atual secretária de Saúde, Diego Oliveira, prefeito de Passos, Lisdei Souza, coordenadora do SAD, e Priscila Faria, que participou da implantação do SAD quando estava à frente da Secretaria de Saúde

Equipe
Em Passos, o SAD é composto por duas equipes: EMAD e EMAP. A EMAD é formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta. Já a EMAP tem assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e farmacêutico. O Governo Federal repassa R$ 56 mil mensais para custeio (pagamento de pessoal) e, como contrapartida, a prefeitura arca com os custos da compra de medicamentos e insumos. O SAD realiza, em média, 60 atendimentos mensais.

Quem pode
O Melhor em Casa é indicado para pessoas de qualquer faixa etária que necessitem de cuidados diários para recuperação de problema agudo de saúde – seja por infecções, traumas, descompensações de doenças crônicas – ou com necessidade de cuidados paliativos, como pacientes com doenças terminais.
São pacientes que apresentam limitações temporárias ou definitivas para sair de casa e se dirigir até uma unidade de saúde ou que estão em situação em que a atenção domiciliar seja mais indicada para seu tratamento.

Encaminhamento
O encaminhamento para atendimento domiciliar é feito pelos hospitais, UPA e Estratégia de Saúde da Família (ESF), sendo que a triagem dos pacientes encaminhados é realizada pela EMAD. O SAD funciona todos os dias da semana, das 07h às 19h.

Diego aproveitou a solenidade e fez um apelo para que a população não deixe de se vacinar contra a Covid

Vacinação
Durante a solenidade, o prefeito de Passos Diego Oliveira manifestou preocupação com o crescimento do índice de contaminação, pelo coronavírus, em países onde a adesão à vacinação está caindo. Ele fez um apelo para que a população de Passos não deixe de se vacinar e agradeceu aos funcionários da saúde pelo empenho em colaborar com a imunização contra a Covid-19. “Se hoje estamos gozando deste momento favorável na pandemia é porque tivemos a participação dos servidores.”

Diego aproveitou a ocasião para salientar o empenho da secretária-adjunta de Saúde, Priscila Soares, que estava à frente da secretaria quando o SAD foi criado em Passos – hoje a pasta é comandada por Vanessa Freire.
O evento foi finalizado com as bênçãos do Padre Sandro Henrique, da igreja Matriz.

Evento foi encerrado com as bênçãos do Padre Sandro Henrique, da Igreja Senhor Bom Jesus dos Passos

Tags:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *