Custeado com recursos do Governo Federal e contrapartida da prefeitura, o programa Melhor em Casa visa desafogar a UPA, hospitais e facilitar a recuperação dos pacientes
Texto e fotos: Lívia Ferreira
Pacientes de Passos poderão receber atendimento domiciliar, desafogando a taxa de ocupação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Santa Casa de Passos e Hospital Regional do Câncer de Passos. Esta é a proposta do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) vinculado ao Melhor em Casa, programa do Governo Federal que prevê o acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, diminuindo as taxas de hospitalizações, infecções e proporcionando a recuperação do paciente no aconchego do lar.
Continua depois da publicidade
Conheça o Centro Médico Integrado em Oncologia e Cirurgia
Nova sede
A solenidade de inauguração do novo espaço do SAD aconteceu na manhã desta terça-feira, na Rua Jaime Gomes, 241, no município. Na prática, o serviço já vinha funcionando desde junho de 2020, mas precisava de uma sede que abrigasse mais insumos e a equipe de trabalho, que cresceu ao longo dos meses. “Além de aumentar a rotatividade dos leitos, o atendimento domiciliar proporciona melhor recuperação do paciente, que pode receber um atendimento humanizado, em casa e perto da família”, explica a coordenadora do SAD, fisioterapeuta Lisdei Souza.
Equipe
Em Passos, o SAD é composto por duas equipes: EMAD e EMAP. A EMAD é formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta. Já a EMAP tem assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e farmacêutico. O Governo Federal repassa R$ 56 mil mensais para custeio (pagamento de pessoal) e, como contrapartida, a prefeitura arca com os custos da compra de medicamentos e insumos. O SAD realiza, em média, 60 atendimentos mensais.
Quem pode
O Melhor em Casa é indicado para pessoas de qualquer faixa etária que necessitem de cuidados diários para recuperação de problema agudo de saúde – seja por infecções, traumas, descompensações de doenças crônicas – ou com necessidade de cuidados paliativos, como pacientes com doenças terminais.
São pacientes que apresentam limitações temporárias ou definitivas para sair de casa e se dirigir até uma unidade de saúde ou que estão em situação em que a atenção domiciliar seja mais indicada para seu tratamento.
Encaminhamento
O encaminhamento para atendimento domiciliar é feito pelos hospitais, UPA e Estratégia de Saúde da Família (ESF), sendo que a triagem dos pacientes encaminhados é realizada pela EMAD. O SAD funciona todos os dias da semana, das 07h às 19h.
Vacinação
Durante a solenidade, o prefeito de Passos Diego Oliveira manifestou preocupação com o crescimento do índice de contaminação, pelo coronavírus, em países onde a adesão à vacinação está caindo. Ele fez um apelo para que a população de Passos não deixe de se vacinar e agradeceu aos funcionários da saúde pelo empenho em colaborar com a imunização contra a Covid-19. “Se hoje estamos gozando deste momento favorável na pandemia é porque tivemos a participação dos servidores.”
Diego aproveitou a ocasião para salientar o empenho da secretária-adjunta de Saúde, Priscila Soares, que estava à frente da secretaria quando o SAD foi criado em Passos – hoje a pasta é comandada por Vanessa Freire.
O evento foi finalizado com as bênçãos do Padre Sandro Henrique, da igreja Matriz.