Digite para procurar

Passense é finalista da etapa regional do Enchefs

Sem categoria

Passense é finalista da etapa regional do Enchefs

Compartilhar

Da Redação – Imagens: Divulgação

Eder Takay, que cozinha para artistas como Gusttavo Lima e Fernando & Sorocaba, ficou entre os 4 vencedores da seletiva de Minas Gerais. Ele agora está apto a disputar a etapa nacional do concurso que elege os melhores da gastronomia brasileira

A etapa nacional do Enchefs 2022 pode ter a participação de um passense. Eder Takay está entre os 4 representantes de Minas Gerais classificados para o concurso que elege os melhores da gastronomia brasileira. “Chegar até aqui já foi uma vitória”, explica o chef.

Continua depois da publicidade

Quer concorrer a um Kit Netflix? Clica aqui

Frango
A final da seletiva regional aconteceu no último final de semana em Piumhi (MG). Takay concorreu com mais 42 candidatos. Entre os requisitos avaliados estavam a decoração, a montagem, o estímulo ao paladar e a temperatura do prato. A iguaria que garantiu sua vaga entre os vencedores regionais foi criada especialmente para o concurso. “Preparei uma coxa de frango com polenta feita com raspas de gengibre e queijo canastra e um molho com quiabo e tomates cerejas”, explicou o chef, que já tem no currículo mais de 600 pratos autorais. A data da etapa nacional do Enchefs ainda não foi divulgada.

A coxa de frango com polenta feita com raspas de gengibre e queijo canastra foi o prato que classificou Takay

Etapa regional do Festival Enchefs aconteceu em Piumhi

 

Profissionalização
Takay, que teve uma breve passagem como consultor de vendas, sempre gostou de cozinhar. Mas foi em 2017 que decidiu se profissionalizar fazendo cursos. De lá para cá, a carreira deslanchou.
Quando veio a pandemia, em 2020, chegou a pensar que ficaria desempregado – afinal, bares, restaurantes e empresas de eventos estavam entre os mais afetados. O efeito, porém, foi contrário: Takay passou a ser chamado para dar consultorias em estabelecimentos que vendiam comida por delivery. “Trabalhei e muito. Nem eu esperava”, disse ele, que deu um upgrade na carreira depois de atuar como chef em um balneário de luxo no município mineiro de Capitólio, o point de turistas abastados.

Preparando o frango para os jurados do Enchefs

TV e famosos
Daí para chegar aos programas de TV foi um pulo. Além da participação em atrações regionais e nacionais, hoje ele comanda dois programas regionais de gastronomia e se prepara para estrear em mais dois.
Na lista de famosos para quem Takay já cozinhou estão os cantores Gusttavo Lima, Jorge & Matheus, Fernando & Sorocaba, Maiara e Maraísa, Gustavo Miotto, Eduardo Costa, Henrique & Juliano e Matogrosso & Matias.

 

Com Eduardo Costa, um de seus clientes famosos

 

Depois de cozinhar para Maiara e Maraisa

 

No camarim de Jorge, que faz dupla com Mateus

 

Entre Matogrosso (à esq.) e Matias

Sucesso
Para quem cozinha, não poderia faltar pergunta: qual a receita do sucesso? “Um bom prato dever ser bem decorado e estimular o paladar a querer mais. Outro ingrediente é ter paixão pelo que se faz”, finalizou o chef.

 

Quer ficar por dentro das boas notícias? Siga Verboaria no Facebook e @verboariaoficial no Instagram e ative as notificações.

 

Tags:

Você também deve gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *