Saúde
Tendência

LIRAa tem índice de 3,8% e aponta risco médio de dengue em Passos

Confira as regiões da cidade com mais focos e como evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença

Da Redação

O Núcleo de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Passos realizou o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypit (LIRAa) entre os dias 15 e 17 de janeiro. Nesse período foram visitados 2.642 imóveis e o resultando do índice de infestação foi de 3,8%, que é considerado risco médio.
Mais de 70 profissionais de saúde participaram do LIRAa. O objetivo foi levantar dados que serão usados em estratégias de combate e controle ao vetor.

Focos
A pesquisa de campo trouxe informações como bairros com mais índice e locais com maior número de focos.
Os criadouros em que a maioria dos focos foram encontrados – ou seja, depósitos de
larvas do mosquito – foram vasos de plantas, bebedouros de animais, fontes, recipiente de
gelo de geladeiras e materiais de construção. Para o levantamento, a cidade foi dividida em seis estratos e o maior índice de infestação foi de 8,3%.

Regiões mais atingidas
As regiões com o maior índice contemplam os seguintes locais: BELO HORIZONTE, CENTRO, EXPOSIÇÃO, JARDIM AMÉRICA, MÁRIO MAGALHÃES, JARDIM UMUARAMA, JARDIM UMUARAMA II, JARDIM CENTENÁRIO, PARQUE SÃO JOÃO, SANTA RITA, SÃO BENEDITO E SANTA BÁRBARA.
Em seguida, no estrato quatro, com índice de 5,0%, estão os bairros: DONA DINA, SANTA CASA, PARQUE DA ESTAÇÃO, JARDIM PINHEIROS, JARDIM HELAINE, JARDIM PANORAMA, NOSSA SENHORA DE LURDES, PORTAL DAS PALMEIRAS, COIMBRAS, JARDIM DAS ROSAS, POLIVALENTE, SANTA LUZIA, NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, RECANTO DA HARMONIA E RECANTO DOS PINHEIROS.

Medidas emergenciais 
O Núcleo de Controle de Zoonoses adotará medidas emergenciais de combate à
dengue, principalmente nos estratos dois e quatro, que apresentaram um alto índice de
infestação por Aedes aegypit. A primeira medida será o uso do minigerador de aerossol (bombas para aplicação do fumacê), que será inicialmente utilizado nestes estratos. O equipamento é portátil e de fácil instalação nas caminhonetes da frota.
As bombas são projetadas para realizar uma grande cobertura de aplicação em área, resultando no controle populacional dos mosquitos adultos, responsáveis pela transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus.

Fatores de proliferação 
A água parada e as altas temperaturas são os principais fatores para a proliferação do mosquito Aedes aegypit,  transmissor da dengue, zika e chikungunya. O Núcleo de
Zoonoses e a Equipe de mobilização social já intensificaram as ações de controle, combate e conscientização e reforçam a necessidade de colaboração da população no combate ao mosquito, eliminando os recipientes com água parada e mantendo os quintais limpos.

Inspeção

De acordo com o diretor de Saúde Coletiva de Passos, Bruno Guimarães, a colaboração da população é indispensável para evitar a proliferação da doença. O médico alerta para que toda a população coloque em prática o programa “10 Minutos Contra a Dengue”, realizando inspeção semanal em suas casas por 10 minutos, virando as vasilhas e pratos de plantas e limpando piscinas, calhas e tubulações de escoamento de água, lajes ou qualquer outro recipiente que possa acumular líquido.

Domicílios
De acordo com estudo do Ministério da Saúde, 80% dos criadouros estão localizados em ambiente domiciliar.

Sintomas
Os sintomas mais comuns da dengue comum são: febre, vômitos, dor nos olhos, falta de apetite, dores no corpo, principalmente nos músculos e nas articulações e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo. No caso da febre hemorrágica da dengue, os sintomas iniciais são praticamente os mesmos da dengue comum. A diferença é que surgem sangramentos, queda de pressão, os lábios ficam roxos e a pessoa, além de sentir dores no abdômen, alterna momentos de sonolência e agitação.
Toda pessoa que apresentar estes sintomas deve procurar a unidade de saúde imediatamente e iniciar a hidratação e os procedimentos recomendados pelo médico.

Dicas de Prevenção

– Mantenha o lixo em recipientes fechados e disponibilize para recolhimento pela limpeza urbana na frequência usual;
– Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos;
– Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada;
– Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;
– Elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível, mantenha-os
limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;
– Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;
– Mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas;
– Atenção especial ao viajar durante o Carnaval para que esses cuidados estejam
garantidos na ausência do morador;
– Caso perceba a manifestação de qualquer sintoma de dengue, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo