Coluna SocialDestaque

Fotógrafo de Passos é vice-campeão em concurso mundial de fotografia

É a segunda premiação do passense na mesma competição. Em 2020, ele já havia sido premiado

Texto: Lívia Ferreira – fotos: Thiago Cruz

O tempo contando a história na face de uma mulher. E um fotógrafo fazendo a mulher entrar para a história. Foi um clique rápido e despretensioso que deu ao fotógrafo passense Thiago Cruz , 37 anos, o segundo lugar no WPE Awards International Photography, concurso internacional de fotografias realizado anualmente pela Comunidade Europeia. Thiago foi vencedor na categoria fotojornalismo de casamento.

A foto
Dia quatro de abril do ano passado ele estava em Alpinópolis fazendo a cobertura fotográfica do casamento do casal Michelle Oliveira e Maik Assis. Avó do noivo, Dona Manuelina, 92 anos, era pura felicidade pelo enlace do neto e fez um afago carinhoso no rosto da noiva. Em um clique, aquela demonstração de afeto estava eternizada. “Eu me apaixonei pelo jeito como a avó do noivo olhou para a noiva. Até brinquei com eles: ‘façam um casamento bem bonito. A próxima foto premiada será a de vocês’”. E foi mesmo. A felicidade sincera e escancarada de Dona Manuelina deu nome à foto: “A luz do sorriso”.

A foto “A luz do sorriso” mostra Dona Manuelina acariciando o rosto de Michelle, que se casou com Maik, em Alpinópolis

 

Processo

O júri que escolheu as melhores imagens é formado por fotógrafos renomados internacionalmente. O concurso ocorre uma vez a cada semestre. Ao final do ano, um anuário reúne os 100 melhores fotógrafos das seletivas. No ranking de premiações fotográficas mundiais, o Brasil ocupa a 28ª posição.

 

Segunda vez

Esta não é a primeira vez que o talento de Thiago é reconhecido pelo WPE Awards. Em 2020, ele já havia sido premiado com o oitavo lugar na categoria fotojornalismo de casamento com a foto “Os cachorrinhos”. Feita em 2018 durante um casamento na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Passos, a foto capturou o exato momento em que três cachorrinhos parados do lado de fora da cerimônia olharam para as lentes atentas do fotógrafo. Em uma fração de segundos, uma imagem antológica.

Em 2020, Thiago já tinha sido premiado pela foto “Os cachorrinhos”, feita durante uma cerimônia em Passos


Transição de carreira

A virada de chave na vida profissional de Thiago, casado e pai de um menino oito anos, é relativamente nova. Até 2018, ele fotografava por paixão. Era designer de interiores, técnico em edificações e tocava na noite. Começou a fotografar as obras da arquiteta Mônia Macedo e foi se encantando pela fotografia. Hoje está se especializando em retratos. “Sempre levava a câmera comigo aonde que que eu fosse. Decidi me aprofundar e me surpreendi com as premiações”. É só o começo. Voa, Thiago!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo