Digite para procurar

Limpe seu ar condicionado!

Destaque Empreendedorismo

Limpe seu ar condicionado!

Compartilhar

Em época de pandemia, as pessoas estão passando muito mais tempo em ambientes fechados. Saiba como higienizar seu aparelho e se proteger de vírus e bactérias

Durante a pandemia, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados. Manter a higiene do ambiente é a primeira condição para evitar a proliferação de microrganismos. Assim como o coronavírus, existem muitos outros inimigos invisíveis a olho nu que podem ameaçar o bem-estar e até a vida das pessoas.
A Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) estima que uma pessoa respire cerca de 10 mil litros de ar por dia e passe 85% dele dentro de ambientes fechados, muitos deles climatizados. Com as medidas de distanciamento social, a tendência é permanecer mais tempo recluso e menos ao ar livre. Por isto, limpar o ar condicionado regularmente não é apenas um ato de higiene, mas uma medida de proteção. E ainda diminui a emissão de poluentes no planeta e aumenta a vida útil do aparelho.

Economia
Proprietário da Refritec, loja de venda e manutenção de ar condicionado em Passos, o empresário Alexsandro Vilela (foto) lembra que a falta de higienização de aparelhos também pode trazer outro tipo de prejuízo: o econômico. Filtro sujo, por exemplo, requer mais esforço do ar condicionado para trabalhar, aumentando o consumo de energia. “Já a falta de limpeza do ar pode acarretar problemas de saúde, como rinites e irritações constantes nas mucosas, prejudicando quem está no ambiente. Sem falar na multa”.

A limpeza deve ser feita não apenas no filtro…

 

… mas em todo o aparelho, o que diminui o consumo de energia e ajuda a purificar o ar

Legislação

A Resolução 176/00 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige testes periódicos nos aparelhos de ar em locais públicos e coletivos. Já a lei federal 13.589/2018  obriga a manutenção dos aparelhos em prédios e edifícios públicos e privados, sob pena de multa de até R$ 1,5 milhão.

Orientações
Alexsandro lista algumas orientações para manter os aparelhos limpos, aumentar a vida útil dos equipamentos e colaborar com a saúde:
 Não jogue fora o manual do aparelho. Ele traz todas as indicações de instalação e uso;
O filtro deve ser lavado a cada 30 dias, pois a poeira acumulada nele vai parar no ar refrigerado inalado por quem frequenta o ambiente;
Para limpar o filtro, desligue o aparelho, retire a peça e limpe-a com água morna e sabão ou com um aspirador de pó. Enquanto estiver usando o ar condicionado, mantenha portas e janelas fechadas;
A cada seis meses ou um ano, contrate uma equipe profissional para desinstalar o aparelho e fazer a limpeza completa;
Preste atenção ao termostato do aparelho, evitando que ele funcione muito tempo no máximo.

Contato:

Refritec

Vendas – Instalações – Projetos e Engenharia – Assistência Técnica Especializada

Rua Dr. Carvalho, 1115 – Centro – Passos (MG)
Telefone/WhatsApp: 35 3522 8506 –  35 99837 1391
www.refritecar.com.br
Facebook/refritecpassos
Instagram: @refritec_ar

Tags:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *