DestaqueEmpreendedorismo

Limpe seu ar condicionado!

Em época de pandemia, as pessoas estão passando muito mais tempo em ambientes fechados. Saiba como higienizar seu aparelho e se proteger de vírus e bactérias

Durante a pandemia, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados. Manter a higiene do ambiente é a primeira condição para evitar a proliferação de microrganismos. Assim como o coronavírus, existem muitos outros inimigos invisíveis a olho nu que podem ameaçar o bem-estar e até a vida das pessoas.
A Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) estima que uma pessoa respire cerca de 10 mil litros de ar por dia e passe 85% dele dentro de ambientes fechados, muitos deles climatizados. Com as medidas de distanciamento social, a tendência é permanecer mais tempo recluso e menos ao ar livre. Por isto, limpar o ar condicionado regularmente não é apenas um ato de higiene, mas uma medida de proteção. E ainda diminui a emissão de poluentes no planeta e aumenta a vida útil do aparelho.

Economia
Proprietário da Refritec, loja de venda e manutenção de ar condicionado em Passos, o empresário Alexsandro Vilela (foto) lembra que a falta de higienização de aparelhos também pode trazer outro tipo de prejuízo: o econômico. Filtro sujo, por exemplo, requer mais esforço do ar condicionado para trabalhar, aumentando o consumo de energia. “Já a falta de limpeza do ar pode acarretar problemas de saúde, como rinites e irritações constantes nas mucosas, prejudicando quem está no ambiente. Sem falar na multa”.

A limpeza deve ser feita não apenas no filtro…

 

… mas em todo o aparelho, o que diminui o consumo de energia e ajuda a purificar o ar

Legislação

A Resolução 176/00 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige testes periódicos nos aparelhos de ar em locais públicos e coletivos. Já a lei federal 13.589/2018  obriga a manutenção dos aparelhos em prédios e edifícios públicos e privados, sob pena de multa de até R$ 1,5 milhão.

Orientações
Alexsandro lista algumas orientações para manter os aparelhos limpos, aumentar a vida útil dos equipamentos e colaborar com a saúde:
 Não jogue fora o manual do aparelho. Ele traz todas as indicações de instalação e uso;
O filtro deve ser lavado a cada 30 dias, pois a poeira acumulada nele vai parar no ar refrigerado inalado por quem frequenta o ambiente;
Para limpar o filtro, desligue o aparelho, retire a peça e limpe-a com água morna e sabão ou com um aspirador de pó. Enquanto estiver usando o ar condicionado, mantenha portas e janelas fechadas;
A cada seis meses ou um ano, contrate uma equipe profissional para desinstalar o aparelho e fazer a limpeza completa;
Preste atenção ao termostato do aparelho, evitando que ele funcione muito tempo no máximo.

Contato:

Refritec

Vendas – Instalações – Projetos e Engenharia – Assistência Técnica Especializada

Rua Dr. Carvalho, 1115 – Centro – Passos (MG)
Telefone/WhatsApp: 35 3522 8506 –  35 99837 1391
www.refritecar.com.br
Facebook/refritecpassos
Instagram: @refritec_ar

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo