Digite para procurar

Centro de Integração oferece cursos gratuitos para crianças, jovens e adultos em Itaú de Minas

Cidades

Centro de Integração oferece cursos gratuitos para crianças, jovens e adultos em Itaú de Minas

Compartilhar

Objetivo é dar suporte emocional, capacitação e evitar situações de vulnerabilidade social. Saiba como se inscrever

Texto: Pedro Freitas – Imagens: Divulgação

Tirar crianças, jovens e adultos da vulnerabilidade social por meio do acolhimento espiritual e capacitações profissionais. Este é o objetivo do Centro de Integração CHAME, de Itaú de Minas. Criado há 27 anos pelo Monsenhor Ernesto e Irmã Fabíola Marchi, o projeto oferece oficinas para dar formação e ocupação a pessoas a partir dos seis anos de idade e ao longo de quase três décadas mudou para melhor a vida de muita gente.

Como funciona
A instituição é mantida por meio de doações, contribuições de sócios e eventos beneficentes. No caso de alunos de 6 a 10 anos e pré- adolescentes entre 11 e 13 anos, os encontros são semanais. Cada turma tem cerca de 20 alunos que participam de palestras relacionadas à sexualidade, família, trabalho, drogas, violência e valores morais.
Se durante os encontros forem identificados problemas emocionais relatados pelos participantes, eles são encaminhados para acompanhamento psicológico.

Cursos oferecidos
Entre os cursos oferecidos pelo CHAME estão circo, teatro, xadrez, desenho e pintura em tela, artesanato, dança, futebol, maquiagem, corte e costura, eletricidade residencial, eletricidade de automóveis, solda elétrica, manutenção e mecânica industrial, AutoCad, digitação, inglês, formação socioeducativa, esporte e recreação, confeitaria, cabeleireiro, designer de sobrancelhas, manicure e pedicure, atendimento e vendas, administração e finanças. Todos os cursos são gratuitos. Em função da complexidade, alguns só estão disponíveis para alunos a partir de 16 anos.

De alunos a instrutores
O CHAME tem em seu quadro de funcionários alguns ex-alunos. São pessoas que, após ganharem conhecimento na área de algum curso oferecido pelo Centro, passaram a ensinar.
Natural de Itaú de Minas, Patrícia Ventura Silva é uma delas: estudou no Centro quando era adolescente. Entre ser aluna e se tornar instrutora, já soma 20 anos de CHAME. “O CHAME foi muito importante para a minha vida. Hoje, fazendo parte da diretoria, espero que a vida de outros jovens da cidade seja modificada também”, explica.
Para manter a qualidade do ensino, os funcionários passam por treinamento constante.

Como se inscrever
Para se inscrever nos cursos do CHAME é só entrar em contato pelas redes sociais Instagram: @chameitau – Facebook: Chame Itaú ou pelo Whatsapp  35 99109 0405.

Tags:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *