Digite para procurar

Cadeiras de rodas motorizadas e gratuitas

Saúde

Cadeiras de rodas motorizadas e gratuitas

Compartilhar

Conheça o Órteses e Próteses, projeto mineiro que ajuda quem precisa de equipamentos ortopédicos.150 passenses já foram beneficiados

Texto: Pedro Freitas

Edição: Lívia Ferreira

Imagem: Klimkin/Pixabay

O desafio ter uma deficiência física vai além da mobilidade reduzida. A acessibilidade limitada nas cidades e o alto custo de equipamentos que auxiliem os movimentos do corpo são algumas das barreiras a serem vencidas.
Para ajudar deficientes físicos que não têm condições de arcar com a compra de equipamentos e aparelhos foi criado em Minas Gerais o projeto Órteses e Próteses. O objetivo é fornecer, de forma gratuita, sapatos ortopédicos, coletes para correção postural e tutores (um tipo de órtese), além de cadeiras de rodas manuais e motorizadas para este público.

Continua depois da publicidade

Conheça o Centro Médico Integrado em Oncologia e Cirurgia

Como conseguir?
Para requisitar o benefício, o paciente precisa de um pedido médico e passar pela assistência social da Reintegrar, associação passense que ajuda os portadores de deficiência (anote o telefone: 35 3529 8032). Os documentos necessários são CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de endereço (original e cópia).
Se o equipamento solicitado precisar ser customizado, o paciente é encaminhado para um ortopedista do programa e, em seguida, para a Santa Casa, onde são tiradas as medidas do corpo. Por conta da grande demanda, o processo até a entrega do equipamento ao portador da deficiência pode levar mais de 3 meses.
Segundo a presidente da Reintegrar, Imaculada Conceição da Silva, só em Passos 150 pessoas já foram beneficiadas com o projeto. A fila só não anda mais rápido porque a verba para o projeto, que atende 25 municípios mineiros, é limitada.

Você sabia?
As cadeiras de rodas manuais ou motorizadas deste programa são produzidas no Rio Grande do Sul pela empresa Freedom. Segundo o site da empresa, é incerta a data da criação da cadeira de rodas. Estima-se que a primeira tenha sido criada em 1595 para Felipe II da Espanha. A cadeira de rodas dobrável só foi inventada em 1932 pelo engenheiro Harry Jennings, para seu amigo paraplégico Herbert Everest. Juntos, eles fundaram a Everest Jennings que, em 1956, criou a primeira cadeira de rodas motorizada.

Órtese 
E qual a diferença entre órteses e próteses? De acordo com o site Guia de Rodas, “Órteses são aparelhos de uso provisório que permitem alinhar, corrigir ou regular uma parte do corpo. Auxiliam nas funções de um membro, órgão ou tecido para evitar deformidade e compensar insuficiências funcionais que foram causadas por acidentes ou problemas de saúde. O objetivo é dar assistência mecânica ou ortopédica ao paciente. Até o óculos de grau é considerado uma órtese”. As órteses podem ser externas, internas ou dinâmicas.

Prótese

Já a prótese ortopédica, segundo o Guia de Rodas,  “é um aparelho que desempenha funções motoras semelhantes do membro amputado. São peças artificiais usadas como substitutas de membros, órgãos, tecidos e articulações do corpo que tiveram que ser amputadas ou não funcionam como deveriam. Por exemplo, os implantes dentários, em que o dente natural é substituído por um artificial.”

Compartilhe este conteúdo com que precisa!

Tags:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *