Digite para procurar

Aqui tem dois jogos educativos grátis pra você!

Educação

Aqui tem dois jogos educativos grátis pra você!

Compartilhar

Domingo é dia de curtir a família e relaxar. Clique, baixe, aprenda sobre Minas e divirta-se!

Texto: Pedro Freitas

Edição: Lívia Ferreira

Imagem: Divulgação

Em tempos de quarentena a família está mais próxima e diminuíram as opções de lazer. Para tornar este tempo junto proveitoso e divertido, a Associação Cultural de Belo Horizonte (Appa) e a Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) criaram dois jogos de tabuleiro que podem ser impressos e montados em casa.
Um traz a Fazenda Boa Esperança, símbolo da arquitetura rural mineira do final do século XVIII e que, segundo a tradição histórica, teria sido erguida por trabalhadores escravizados entre 1760 e 1822. O outro tem como tema a Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Ela foi construída no final do século XIX para sediar os prédios dos poderes mineiros. Com a transferência dos poderes para a nova sede, tornou-se um grande complexo cultural.

Passeando por Minas
Nos tabuleiros são reproduzidos pontos turísticos famosos de Minas Gerais – tudo numa linguagem infantil e lúdica. A ideia é motivar a visitação desses locais quando forem reabertos e também conscientizar as crianças sobre as medidas de proteção contra o novo coronavírus.

Protocolos sanitários
Os jogos trazem percursos onde podem haver avanços e recuos. O jogador avança quando preserva as espécies da região, quando se protege corretamente do coronavírus e interage com os outros jogadores.
A memória olfativa é muito usada no jogo: a criança precisa ficar atenta e se lembrar dos cheiros, por exemplo, da pipoca das praças da cidade ou da mexerica do município de Belo Vale, onde fica a fazenda Boa Esperança. Os recuos acontecem caso o jogador desrespeite medidas sanitárias como não usar máscara, não respeitar a obrigatoriedade do isolamento social ou ainda não lavar as mãos – protocolos usados na prevenção contra a Covid-19.

Dia da Infância
O jogo foi lançado em comemoração ao Dia Mundial da Infância, celebrado em 21 de março. A data foi criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o objetivo de conscientizar os adultos sobre os direitos básicos das crianças. “O direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantir a ela o exercício pleno desse direito” é assegurado pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovada em 1959 na Assembleia Geral das Nações Unidas.

E aí, vamos brincar?
Abaixo você encontra os links para baixar e imprimir os jogos. Baixe e divirta-se! E não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Jogo: Caminho da Liberdade
Tabuleiro tamanho A3
https://drive.google.com/file/d/1jQaJdWAVtOxjlFZZV2vJfjJxbSQ8EFl1/view

Tabuleiro tamanho A4
https://drive.google.com/drive/folders/1URAjfTqTqaXMu7ijogL2QR76TYnd2wQ9?usp=sharing

Pinos e dados
https://drive.google.com/file/d/1NydiO0EKGvPGFeKMScYPvKSPhO79Fg6T/view?usp=sharing

Jogo: A caminho da Boa Esperança
Tabuleiro (A3)
https://drive.google.com/file/d/1f_pVQ8Z2oqx7lyWqGj24oZO8f3wUPF3J/view

Tabuleiro (tamanho A4)
https://drive.google.com/drive/folders/1d-qU3NC9s476YzcdT6BDYnTPXFJXtZza?usp=sharing

Pinos e dados
https://drive.google.com/file/d/1SHy2IuKUC5h-3xp0ARToWYSI0g0mZ71r/view?usp=sharing

 

Tags:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *