Digite para procurar

UEMG cria jornal digital voltado para a comunidade acadêmica

Educação

UEMG cria jornal digital voltado para a comunidade acadêmica

Compartilhar

Iniciativa partiu do Centro Acadêmico de Jornalismo da instituição

Por Vinícius Toledo (@vinii_toledo)

O Centro Acadêmico Vladimir Herzog do curso de jornalismo da UEMG – Unidade Passos criou um jornal digital informativo, o Vlado Informa, para manter a comunidade acadêmica informada sobre o curso, o campus e tudo o que diz respeito à universidade. O informativo também terá espaços culturais, mostrando assim, a pluralidade presente na instituição. O projeto, que seria em formato de mural no bloco 6, onde ficam localizados os cursos de comunicação, teve que ser reformulado em virtude da paralisação do ensino presencial. Por isto, o Vlado Informa nasceu como jornal digital, em formato de PDF. (Clique aqui e acesse o link na bio)

Por que Vlado?
E por que se chama Vlado Informa? O nome é uma homenagem a Vladimir Herzog (foto), jornalista, professor e dramaturgo brasileiro. Ele trabalhou como diretor do departamento de telejornalismo da TV Cultura, atuou na BBC de Londres por três anos, além de ter sido professor acadêmico. Em outubro de 1975 foi preso, torturado e assassinado pela Ditadura Militar Brasileira (saiba mais clicando aqui)
Segundo a presidente do Centro Acadêmico, Julia Evellin, o projeto havia sido idealizado desde o período de campanhas nas eleições para centros acadêmicos de 2020. “Identificamos a falta de um jornal do curso, que servisse para que os alunos praticassem os ensinamentos adquiridos em sala de aula, além de ser extremamente importante para um curso de comunicação possuir um veiculo próprio para suas produções.” diz Julia.

Capa da 4ª do jornal Vlado Informa, produzido pelos acadêmicos de Jornalismo da UEMG

Capa da 3ª edição do jornal Vlado Informa

Empenho
Ao ser questionada sobre o empenho dos alunos para com o projeto, a presidente diz que esperar ainda mais adesões. “Todos os projetos idealizados pelo Centro Acadêmico possuem o intuito de enriquecer a vivência acadêmica. Portanto, sempre aguardamos a participação do maior número de estudantes possível, para que seja cada vez melhor toda essa experiência.”
O jornal já está em sua quarta edição e abordou temas como a adoção do ensino remoto pela universidade, formas de enfrentamento à covid-19 utilizadas pela UEMG, orgulho LGBT e a produção de videoclipes na quarentena, entre outros.

 

Tags:

Você também deve gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *