Digite para procurar

Santa Casa faz transplante raro em jovem com Síndrome de Down

Saúde

Santa Casa faz transplante raro em jovem com Síndrome de Down

Compartilhar

Após esperar sete meses por um rim, Matheus poderá levar uma vida com mais liberdade

A Santa Casa de Misericórdia de Passos realizou um transplante raro no paciente Matheus Machado de Araújo, de 19 anos, portador da Síndrome de Down. Após esperar sete meses por um transplante de rim, a instituição fez o procedimento no último dia 21 de agosto.
O caso de Matheus foi um episódio incomum vivenciado pela equipe de transplante da unidade de atendimento, já que ele tem necessidades especiais.

Continua depois da publicidade

Para saber mais, clique aqui

Hemodiálise

O paciente desenvolveu insuficiência renal e ficou um ano na hemodiálise, sendo quatro horas ligado à máquina, três vezes na semana, para filtrar o sangue, até que a Santa Casa de Passos propôs incluí-lo na lista de transplante. Foram levadas em conta as condições favoráveis para os cuidados necessários, principalmente a sólida rede de apoio familiar do jovem.
Como reforçou o médico nefrologista e coordenador do transplante renal na Santa Casa, Tomás Ribeiro Carvalho, somente o ato de doação de órgãos possibilita a concretização do sonho de um paciente que está na fila de um transplante realizando o tratamento de hemodiálise.

“Sou grata à família do doador por ter dado uma nova vida ao meu filho. É graças a eles que estamos aqui, muito felizes e com uma vida bem melhor. Nós vencemos”. Maria Martins, mãe do Matheus

Gratidão

“A doação é um gesto muito nobre. É fundamental que os indivíduos e familiares manifestem esse desejo em vida”, afirmou o médico. Segundo Tomás, o transplante de rim realizado oferece a Matheus uma nova perspectiva de vida, com maior liberdade ao paciente e familiares.
A mãe de Matheus, Maria Aparecida Machado Martins, resume o sucesso do transplante do filho ao sentimento de gratidão. “Sou grata à família do doador por ter dado uma nova vida ao meu filho. É graças a eles que estamos aqui, muito felizes e com uma vida bem melhor. Nós vencemos”, disse ela, que já planeja as próximas viagens com o filho, que tanto gosta de passear na cachoeira.

Doação de órgãos

Em alusão ao Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, celebrado em 27 de Setembro, Santa Casa de Passos, por meio de sua Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgão e Tecido para Transplante, a CIHDOTT, mobiliza a comunidade para reforçar a importância deste ato de solidariedade.
Apesar do momento difícil da despedida de um ente querido, é possível dar seguimento à vida, sendo a fonte de esperança que encerra a espera de uma família.

Tags:

Você também deve gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *