Digite para procurar

Psicólogo humaniza radioterapia para garotinho

Saúde

Psicólogo humaniza radioterapia para garotinho

Compartilhar

Leonardo Maia criou o calendário Trilha do Astronauta para motivar a jornada do pequeno Murilo

Criatividade, que combina com amor ao próximo, que combina com empatia. Natural de Três Pontas, Murilo, de sete anos, faz radioterapia no Hospital Regional do Câncer de Passos. Na tentativa de diminuir o estresse do garotinho causado pelo tratamento, o psicólogo Leonardo Maia idealizou um calendário interativo.

O objetivo é que o pequeno paciente possa acompanhar a quantidade de dias que vai passar no hospital para receber atendimento. Uma forma de tornar mais suave a saudade casa e da família, em especial do seu irmão Fabrício, de três anos.

Trilha do Astronauta

“Pensei em elaborar um material lúdico para auxiliar o Murilo a pensar sobre o período de tratamento e a importância da dedicação dele aqui. Assim surgiu a Trilha do Astronauta. Logo que expliquei, ele gostou bastante e isso tem ajudado ele a estar mais próximo de casa”, descreve Leonardo.

A mãe de Murilo, Maria Valdete Mendonça, conta que a Trilha do Astronauta também foi muito positiva para alterar a maneira como ela estava encarando este período.
“Sinto que fez bem até para mim. Depois do tratamento, vamos até a sala do psicólogo, conversamos, e depois colamos uma estrelinha dourada na Trilha. Assim, contamos os dias que já vencemos e aqueles que faltam enfrentar. Isso nos motiva e nos fortalece”, comentou Maria.
A Trilha do Astronauta integra as atividades que o setor de Psicologia está desenvolvendo para tornar o atendimento da oncopediatria um momento menos estressante para as crianças.

Festa

Segunda-feira foi dia de festa para a pequena Júlia no HRC Passos. A equipe multiprofissional do hospital comemorou mais um ano de vida da paciente, que soprou as velinhas de seis anos.

O tema da festa foi o filme A Pequena Sereia, desenho preferido de Júlia, que conta a história da sereia Ariel.
Natural de Alfenas, Júlia também é tratada no HRC e com a companhia inseparável de sua mãe Jussara e do pai Leoni encontra força diária para prosseguir com o atendimento.

Tags:

Você também deve gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *