Cidades
Prefeito de Passos vai decretar situação de emergência para agilizar reparos dos danos causados pelas chuvas
O prefeito de Passos, Diego Oliveira, vai emitir decreto de situação de emergência para agilizar os reparos dos danos causados pela chuva. Uma vez decretada a situação de emergência, o município fica autorizado a comprar bens e contratar serviços sem a necessidade de licitação, o que agiliza o processo.
Reserva de contingência
Serão necessários pelo menos R$ 4,5 milhões da chamada reserva de contingência para atenuar os estragos causados pelas águas. Ao longo do mês de dezembro, choveu 500 mm em Passos e região. Nos 10 primeiros dias de janeiro foram 200 mm, sendo 50mm só na última segunda-feira (09).
Prejuízos
Entre os prejuízos contabilizados estão as quedas de pelos menos 8 pontes e 10 aterros nos mais de 2.500 Km de estradas rurais do município; 13 pontos de galerias pluviais destruídas; aprofundamento das valas da rede de esgoto que está sendo construída na Vila São José; abertura de crateras na Avenida das Nações (bairro Novo Mundo) e Rua Timóteo (acesso ao bairro Nova Passos); dificuldades no escoamento do leite; comprometimento da produção nas lavouras e desabamento do muro de uma residência na rua Paraguai – a família já foi removida e terá direito ao aluguel social.
Estradas
Com o licenciamento da operação de uma cascalheira e uma pedreira, o reparo nas estradas rurais deve ser agilizado. O município tem hoje quatro frentes de trabalho atuando nos reparos causados pelas chuvas. Mas o ritmo dos serviços está sujeito às condições climáticas -sem estiagem, não podem ser feitos.
Live
As informações foram confirmadas durante live realizada na tarde de terça nas redes sociais da Prefeitura de Passos com as presenças do prefeito e de Arlindo Nascimento (vice-prefeito); Clélia Rosa (secretária municipal de Obras, Habitação e Serviços Urbanos); Neném da Manoela (secretário municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento) e Esmeraldo Pereira (diretor do SAAE Passos)