Passos reforça brigada, vai testar pacientes com gripe e terá barreiras sanitárias
Bares da cidade terão fiscalização intensificada; novo laboratório poderá fazer até 400 testes semanais
Com 2.200 testes em estoque e previsão de comprar mais kits, Passos vai testar pacientes com síndrome gripal para identificar possíveis infectados pelo coronavírus. Com mais testagens, a previsão é de que aumente o número de casos confirmados. A informação foi divulgada nesta sexta em vídeo com depoimentos do prefeito Renatinho Ourives, profissionais de saúde da prefeitura e integrantes da brigada de combate à covid-19.
Barreiras
A prefeitura vai instalar barreiras sanitárias em três pontos da cidade: Avenida Arlindo Figueiredo; na Avenida Juca Stockler, próximo à concessionária Sovemar; e próximo ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Passos (SAAE). Assim, viajantes que estiverem chegando à cidade passarão por aferição de temperatura, sintomas de gripe e serão fiscalizados quanto ao uso da máscara.
Fiscalização
A brigada recebeu reforços de pessoal e veículos e vai intensificar a fiscalização, sobretudo em bares que estejam descumprindo as regras de funcionamento. O vídeo traz um apelo para que as pessoas evitem continuar fazendo eventos em residências e casas e reforça que a responsabilidade de combater a disseminação do coronavírus não é apenas do poder público.
Laboratório
A prefeitura informa que está fazendo parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) para montar um laboratório de biologia molecular. No local poderão ser feitos, por semana, até 400 testes de detecção do coronavírus. O prefeito enfatizou que, para Passos ter sucesso no combate ao coronavírus, é imprescindível o respeito da população às regras de distanciamento social.
Reunião
Mais cedo, prefeitos da região se reuniram para conhecer em detalhes o Minas Consciente, programa do Governo de Minas Gerais destinado a monitorar as ações dos municípios no enfrentamento à pandemia e orientar a retomada segura das atividades econômicas no Estado.
A maioria dos prefeitos decidiu permanecer sob as regras do regime da Deliberação 17 do Comitê Extraordinário Covid-19 até que o Estado apresente os indicadores que foram utilizados para cálculo das matrizes constantes do Minas Consciente. Isto porque a macrorregião de Saúde Sul, à qual Passos pertence, é muito grande, tendo cidades com realidades muito distintas da microrregião onde o município está inserido.
Veja mais detalhe no vídeo:
https://www.facebook.com/prefeiturapassos/videos/667938107384966/