São avaliados qualidade no pré-natal; vacina em menores de 1 ano; atendimento e acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial e diabetes e prevenção ao câncer do colo de útero
Da Redação – Foto: Divulgação
O prefeito de Passos, Diego Oliveira, e a coordenadora da Atenção Primária do município, enfermeira Clarissa Carneiro Leão Batista, receberam na manhã desta quarta-feira (04) o prêmio Boas Práticas de Gestão, do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, na categoria Destaque Nacional. A cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros é avaliado na atenção primária, o que resulta em impacto financeiro no financiamento federal ao setor de saúde municipal – quanto melhor avaliado, maior a verba. Em uma escala de zero a dez, Passos ficou com 9,28, recebendo mensalmente R$71.690,08 para as ações de saúde – o teto é de 74.175,00.
Continua depois da publicidade
Conheça o Centro Médico Integrado em Oncologia e Cirurgia
Indicadores
De acordo com Clarissa, o prêmio sinaliza que Passos, por meio da Atenção Primária à Saúde, atingiu os indicadores de qualidade instituídos pelo Ministério da Saúde: qualidade no pré-natal, vacina em menores de 1 ano; atendimento e acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial e diabetes e coleta de material citopatológico do colo uterino na prevenção do câncer de útero.
Ranking
Entre os municípios de médio porte, o melhor desempenho foi o de Coruripe (AL), com 9,75; seguido de Limoeiro do Norte (CE) e Penedo (AL) – ambos com 9,69; Brejo Santo (CE), que tirou 9,68, e Acaraú (CE), com 9,65. Todos os cinco primeiros fazem parte da região Nordeste. No ranking dos cinco de grande porte, três são mineiros: Coronel Fabriciano (MG), com 9,94; seguido por Passos (MG) com 9,28, Presidente Prudente (SP) e Sobral (CE) – os dois com 9,07 cada – e Muriaé (MG), com 8,92.
Com informações da Prefeitura Municipal de Passos
Quer ficar por dentro das notícias? Siga Verboaria no Facebook e @verboariaoficial no Instagram, ative as notificações e confira as atualizações diárias nos stories.