Na era digital, cresce a procura por brinquedos educativos
Seguindo esta tendência, casal de Passos cria loja física, online e blog com conteúdo didático
Nascidos em plena era digital, Helena, sete anos, e Leopoldo, quatro, têm o tempo cronometrado pelos pais em frente a tablets e celulares. Mas ganham passe livre para se divertir com brinquedos pedagógicos. Este movimento está ganhando cada vez mais adeptos e pode ser atestado em números.
Estudo feito pela Euromonitor International, empresa especializada em pesquisa de mercado, aponta que desde 2016 está crescendo a procura por brinquedos educativos e pedagógicos. De acordo com o mesmo levantamento, em 2017 aumentou 17% a venda de brinquedos voltados para ciências e matemática – os chamados STEM Toys.
Já a Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) constatou que, naquele mesmo ano, 15,5%, dos brinquedos vendidos foram carrinhos e 19%, bonecas. Eletrônicos representaram apenas 4% das vendas.
“Não queríamos nossos filhos conectados o dia inteiro a telefones e computadores porque provavelmente isto vai fazer parte da vida adulta deles. Queremos que eles vivam a infância com plenitude”, explica a empresária Natália Martins Perpétuo.
Big Cérebro
Atentos ao mercado e vivendo a experiência de serem pais de crianças, ela e o marido, Cleuber Barbosa de Oliveira, criaram a Big Cérebro, loja especializada em brinquedos educativos. O negócio deu tão certo que a empresa, que nasceu online, agora tem loja física em Passos e estendeu o mix de produtos para jogos destinados a adultos e idosos – um filão que também não para de crescer. O casal lançou um blog que traz textos com base científica voltados para pais, filhos, gestantes e pessoas que queiram conhecer mais sobre o tema. Os próximos passos incluem a instalação de filiais em outras cidades.
Vantagens
Os benefícios do uso de brinquedos educativos no desenvolvimento da criança são incontestáveis e comprovados pela ciência. Auxiliam no desenvolvimento cognitivo, social, coordenação motora, assimilação de informações, estimulam a criatividade e a competição saudável, melhoram a percepção de mundo, solidificam a noção de estratégia, derrota e vitória, diminuem a timidez e aumentam a interação, entre muitas outras vantagens. Cleuber destaca que a participação dos pais no ato de brincar é fundamental na construção de vínculos e no desenvolvimento infantil. “Recomenda-se que o adulto brinque com uma criança ou ensine a ela algum tipo de brincadeira por pelo menos 30 minutos por dia. Evitar o uso exaustivo de celulares, tablets e computadores na frente da criança também é recomendado, já que ela aprende pelo exemplo.”
“Recomenda-se que o adulto brinque com uma criança ou ensine a ela algum tipo de brincadeira por pelo menos 30 minutos por dia”.
Cleuber Oliveira
Contato:
Big Cérebro
Endereço: Rua Etiópia, 359 – Passos (MG)
www.bigcerebro.com.br
Instagram: @bigcerebro
Facebook: Big Cérebro
Telefone: 35 3413 0203
WhatsApp: 35 98851 9993