Municípios da AMEG se unem para fortalecer o turismo com segurança
Em janeiro o acidente em Capitólio completou um ano. Saiba o que muda no novo programa que será proposto, de acordo com o prefeito Cristiano Geraldo
Da Redação
Prefeitos das cidades de Capitólio, São João Batista do Glória e São José da Barra se reuniram na manhã da última sexta-feira (3), na sede da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG), em Passos, para discutir a ampliação da segurança para turistas e o desenvolvimento turístico na região.
Continua depois da publicidade
Tragédia em Capitólio
Desde o incidente registrado em Capitólio dia 8 janeiro de 2022, quando parte do paredão de um cânion se desprendeu matando 10 turistas que passeavam de lancha no Lago de Furnas, várias ações foram implementadas com apoio e orientação do Sebrae para retomada de forma segura e sustentável do turismo regional, considerado pelos prefeitos um setor estratégico para alavancar a economia de toda região.
Mais segurança
Os prefeitos resolveram criar um programa de turismo na AMEG. Por meio dele será possível contratar geólogos e fiscais de turismo, assim como equipar os profissionais que atuarão na área limítrofe entre os três municípios. Os custos destes serviços poderão ser rateados entre as três prefeituras, reduzindo gastos e otimizando os trabalhos.
Próxima reunião
Ao final da reunião ficou definido que o programa será apresentado na próxima assembleia da AMEG. Uma vez aprovado e ratificado pelas câmaras, será aberto processo seletivo via AMEG para contratação de um geólogo e de fiscais de turismo que ficarão à disposição dos três municípios na fiscalização das áreas turísticas da região.
Diferenciais
Representando os prefeitos de São João Batista do Glória e São José da Barra, o prefeito de Capitólio, Cristiano Geraldo (foto acima), destacou o potencial turístico da região. Citou o Lago de Furnas, com turismo náutico e de aventuras, o ecoturismo na Serra da Canastra, que pode ser desfrutado em várias cidades da região, o turismo religioso no Santuário de Santa Rita de Cássia e o Monte das Oliveiras, em Alpinópolis, que agora terá uma réplica em tamanho real da Arca de Noé. “Isso sem contar a fábrica da Heineken em Passos, que com certeza vai atrair turistas do Brasil todo”, informou .
Fonte: Ascom/AMEG