Saúde

Hospital Unimed de Passos realiza cirurgia inédita na região para tratamento de hérnia de disco

A técnica permite pós-operatório menos doloroso e retorno mais rápido às atividades cotidianas do paciente

Da Redação – Imagem: Divulgação/Unimed

A equipe de Neurocirurgia do Hospital Unimed em Passos realizou três cirurgias endoscópicas de coluna utilizando técnicas menos invasivas que a intervenção tradicional. Na cirurgia endoscópica de coluna, são usados retratores especiais e vídeo por endoscopia, diminuindo significativamente a agressão aos tecidos, como musculatura e ligamentos. Esta técnica é normalmente utilizada para cirurgias de hérnia de disco na região lombar, podendo também ser usada para descompressão da medula. De acordo com a equipe, esta é a primeira vez que este tipo de procedimento é realizado na região.

Continua depois da publicidade

Conheça o Centro Médico Integrado em Oncologia e Cirurgia

“Com o uso desta forma de cirurgia, o paciente sente menos dor no pós-operatório e o tempo de recuperação é menor. Nesta forma, o acesso cirúrgico é mínimo, de cerca de 0,8 a 1cm, com dois pontos na pele e com alta no mesmo dia, na maioria dos casos. Em alguns casos, de acordo com as condições do paciente e da doença da coluna, não é possível utilizar esta técnica. Caberá ao especialista a avaliação do histórico, exame físico completo, exames de imagem, radiografia da coluna vertebral e, nos casos crônicos, uma tomografia computadorizada”, detalha o neurocirurgião Nicollas Nunes Rabelo.

 

Clique aqui para saber mais sobre a hérnia de disco (Imagem: Ministério da Saúde)

Além dele, também fizeram parte da cirurgia o neurocirurgião Marcos Antônio de Oliveira e o neurocirurgião convidado, Daniel Paz, de São Paulo. “O Hospital Unimed em Passos é pioneiro no uso desta técnica na região e passa a oferecer, com este procedimento, uma tecnologia avançada voltada para tratamento de doenças da coluna como hérnia de disco”, acrescenta Nicollas.

Como é feita a cirurgia?
Por meio de endoscópios associados a câmeras, o cirurgião consegue acessar e remover a hérnia de disco, além de descomprimir a região, diminuindo consideravelmente os danos à musculatura e estruturas da coluna, o que permite um pós-operatório menos doloroso e um retorno mais rápido às atividades cotidianas do paciente. Geralmente a incisão necessita de apenas dois pontos para o fechamento da pele e um pequeno curativo. O paciente pode receber alta no mesmo dia do procedimento, na maioria dos casos.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da Unimed Sudoeste de Minas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo