Digite para procurar

Av. Sabiá receberá iluminação de led

Cidades

Av. Sabiá receberá iluminação de led

Compartilhar

Prefeitura pede mais atenção à segurança dos ciclistas

A Avenida Sabiá receberá 108 postes de iluminação de led. A assinatura para aquisição das luminárias ocorreu ontem (21/09), em Belo Horizonte, na sede da ENCEL (Engenharia de Construções Elétricas Ltda), empresa responsável pelo projeto de modernização luminotécnica da cidade, que vai garantir iluminação em diversos espaços do município.

Continua depois da publicidade

Como higienizar os ambientes em tempos de pandemia? Clique aqui para saber

O convênio, no valor de R$ 1.100.000,00, assegura a instalação dos postes com lâmpadas de led por todo o perímetro da avenida, que passa pelos bairros Nossa Senhora das Graças, Umuarama II, São Francisco, Exposição e Eldorado. Os trabalhos começam dia 19 de outubro e devem ser concluídos até dezembro.
“Optamos pela instalação das lâmpadas de led, que possuem durabilidade e economia indiscutíveis”, explicou Renatinho Ourives, prefeito de Passos.

Segurança dos ciclistas
Cada mais usada para a prática de esportes e lazer, a Avenida Sabiá se tornou um dos destinos preferidos dos ciclistas. Contudo, vários deles têm reclamado da falta de respeito à sinalização das ciclofaixas, implantadas justamente para dar mais segurança a quem pratica ciclismo. A velocidade máxima permitida na avenida, de 40 km por hora, é ultrapassada na maioria das vezes, causando riscos aos pedestres e ciclistas que trafegam pela área.
O Departamento de Trânsito da Prefeitura de Passos chama atenção para que seja respeitada sinalização do local. Estão sendo implantados 5 quilômetros de ciclofaixas nas avenidas Sabiá e José Caetano de Andrade justamente para que o trânsito de bicicletas não seja afetado, não só por veículos, mas também por pedestres, que muitas vezes caminham no espaço destinado exclusivamente ao trafego de bicicletas.

CONTRAN
A ciclofaixa está sendo instituída seguindo todas as orientações da resolução 236 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que determina que a pista, composta por uma linha contínua com largura de no mínimo 0,20 metros e, no máximo, 0,30 metros, deve ser utilizada para separar o fluxo de veículos e de bicicletas. Como a ciclofaixa é de sentido único, recomenda-se a largura mínima de 1,50 metro, sendo obrigatório os ciclistas trafegarem no mesmo sentido do fluxo de veículos. A avenida tem recebido outras sinalizações, como fixação de tachões e pintura dos gabaritos.

Tags:

Você também deve gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *