Digite para procurar

Alunas de Passos criam página para ajudar estudantes

Destaque Educação

Alunas de Passos criam página para ajudar estudantes

Compartilhar
Com criatividade e muita dedicação, elas usam o Instagram pra dar aquela mãozinha na hora das provas nestes tempos de ensino remoto

Texto: Lívia Ferreira / Arte: Vinicius Toledo

Elas são a prova do quanto a Internet pode ajudar as pessoas se for bem usada. Alunas do 2º ano do ensino médio no Colégio COC São Francisco, Yasmin Gonçalves de Freitas Lemos, Yasmim Cartuchi Ushiwata, Beatriz Machado Guimarães, Vitória Elias Carvalho e Eduarda Barbosa Soares perceberam que muitos colegas estavam tendo dificuldades para se adaptar à nova rotina do ensino à distância imposto pela quarentena.

Continua depois da publicidade

 

Clique aqui para saber

Há cerca de dois meses, resolveram se unir em torno de um projeto pra lá de descolado: usar o Instagram para auxiliar quem estava com dificuldade nas matérias. Nasceu então o perfil @nossos_resumos_ – uma coletânea de todas as disciplinas que estão sendo lecionadas no ensino médio. “Isto acabou ajudando a gente nos estudos e a manter as amizades no atual período, mesmo sem estarmos juntas”, explica Beatriz.
As cinco amigas sempre frequentaram a mesma sala de aula e se apoiavam na hora de estudar. A ideia foi estender esse companheirismo da vida real para o mundo virtual. “Ao vermos diversas ações para ajudar as pessoas na época da pandemia, pensamos em fazer a nossa parte, na tentativa de democratizar o ensino”, completa Eduarda.

Eduarda Barbosa Alves

Capricho
A página no Instagram é a extensão do capricho das meninas na vida real. Cada post é cuidadosamente manuscrito, destacado com canetinhas e cheio de desenhos – prática muito comum entre os alunos das décadas de 1980, 1990 e cada vez mais substituída pelos teclados nesta geração de millenials. Além de irrigar a mente, @nossos_ resumos_ enche os olhos (veja prints ao final desta matéria)

Vitória Elias Carvalho

“As postagens são definidas em um cronograma e as reuniões para discutir a elaboração dos conteúdos acontecem virtualmente”, diz Vitória. Os posts são compartilhados voluntariamente por amigos e seguidores. “Eles amaram a iniciativa. Muitos estudantes salvam o post para usar como auxílio nos estudos na hora de rever o conteúdo”, comemora Yasmim Cartuchi.

Yasmin Cartuchi Ushiwata

Pais
Os pais das meninas não só apoiaram a iniciativa como estão surpresos com a repercussão da página. “Está sendo desafiador para nós e nossos pais estão admirados com nossos esforços. Eles abraçaram esta causa conosco”, afirma Yasmin Lemos.

Yasmin Gonçalves de Freitas Lemos

“Já que estamos todos no mesmo barco, devemos nos apoiar e agregar conhecimento. A página nos ajuda a manter o foco nos estudos e a produtividade. O Instagram tem sido muito importante para nós e para quem está disposto a aprender”, avalia Beatriz.

Beatriz Machado Guimarães

Com o crescimento da página, o próximo projeto é a criação de vídeos com conteúdos educativos e uma plataforma que vai disponibilizar resumos, listas de exercícios, cronograma de estudos e apresentações em Power Point. Porque afinal, conhecimento tem mais valor quando é compartilhado. Legal demais, né?

 

Tags:

Você também deve gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *