Digite para procurar

Vai fazer prova?

Educação

Vai fazer prova?

Compartilhar

Veja cinco dicas da psicopedagoga Grazielli Piantino para aliviar a ansiedade e mandar bem nos exames

Uma das sugestões é não fazer mudanças bruscas na rotina às vésperas do exame (foto: Jan Vasek/ Pixabay)

Pode ser Enem, vestibular. Quem não sente aquele friozinho no estômago quando chega o dia das provas? Afinal, é o momento de escolher a profissão que vai abrir portas, gerar conhecimentos e levar à tão sonhada independência financeira. Diretora pedagógica do Colégio Status, a psicopedagoga Grazielli Piantino traz algumas dicas que podem ajudar os estudantes neste momento crucial. Aproveite que o ano está começando e comece a por em prática estas sugestões:

Não gere ansiedade –  Quando chegar à reta final, fazer um balanço do aproveitamento do ano não é uma boa ideia. Não há como voltar no tempo e estudar mais. O importante é ter mantido o foco  ao longo do ano. Isto vai evitar sentimentos de culpa.

Tenha atenção com sua saúde – Antes das provas, mesmo que não sejam Enem nem vestibular, esteja ligado ao seu estado físico. Isto requer atenção à alimentação, sono e atividades físicas. É preciso ter equilíbrio e não cometer exageros em nenhuma área.

Preserve sua rotina – fazer mudanças no nosso estilo de vida, procurando melhorar o desempenho, é muito válido. Porém, essa ação é bem-vinda se estiver no início do ano. Nosso corpo e mente demoram certo tempo para se adaptar às mudanças e, por isso, fazê-las em cima da tiraria totalmente o foco do  organismo, que precisa estar envolvido somente com as provas.

Faça revisões com coerência – cuidado ao fazer revisões de estudo.Véspera de prova não é o momento de “correr atrás do prejuízo”. Por isso, trace um plano coerente, em que você possa tirar dúvidas. Neste caso, trabalhar com resolução de exercícios é muito melhor que fazer revisão de conteúdo.

Planeje o dia da prova – estar informado sobre o tempo (frio, calor, chuva), o local, o horário e o que levar faz com que você gere, em si, tranquilidade. Isso contará a seu favor. Lembre-se: a organização precede o foco!

O Poliedro Passos acredita no poder da preparação. Por isto, deseja que todos os estudantes possam dar o melhor de si ao longo de 2020, chegando ao final do ano seguros para as provas que vão levá-los à faculdade.
Boa sorte e muito sucesso!


 

Contato:

Polierdro/Colégio Status
Avenida da Moda, 3584 – Passos (MG)
Facebook: Poliedro Passos/Status

Telefone: 35 3529 2250

 

 

 

Tags:

Você também deve gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *