Todos têm direito a ter direitos
Passos é um dos 23 municípios mineiros a ganhar um centro de atendimento a pessoas em situação de rua
Entre 853 municípios de Minas Gerais, Passos é um dos 23 a receber a instalação do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.
Instituído pelo decreto 7053 de 23/12/2009, o Centro Pop, como é conhecido, é uma parceria entre a prefeitura municipal de Passos e o Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos. O objetivo é estimular o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito.
Parcerias
O Centro Pop funciona nas dependências do Centro Social Padre Leo, instituição que até então era mantida pelo Educandário por meio de doações da comunidade e arrecadação com a realização de eventos sociais e aluguel do salão de festas anexo à capela da instituição religiosa.
A parceria com a Prefeitura de Passos permitiu que os benefícios oferecidos às pessoas em situação de rua fossem ampliados
Com a parceria, os benefícios oferecidos às pessoas em situação de rua foram ampliados: além do almoço preparado com apoio de voluntários, eles agora têm direito a café da manhã, lanche da tarde, banho, uso da lavanderia, materiais de higiene pessoal, acesso a computadores com internet, oficinas educacionais com acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), orientações jurídicas com alunos do curso de direito da UEMG e atendimento com psicóloga e assistentes sociais disponibilizados pela prefeitura, que também contribui com repasses financeiros mensais.
Cinema
Diariamente, durante o Cine Pop, os atendidos assistem a filmes e documentários que trazem a temática referente a quem vive em situação de rua. Também são oferecidos cortes de cabelo e há o projeto em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER) para iniciar o cultivo de uma horta com alimentos orgânicos – uma proposta de economia solidária entre os atendidos.
CRAS
A coordenadora da equipe técnica da prefeitura Fabiana Nascimento Marques explica que o atendimento às pessoas em situação de rua de Passos vai além do Centro Pop: por meio do Consultório na Rua, uma equipe formada por enfermeiro, técnico em enfermagem, assistente social e orientadora social circulam em um veículo fazendo a abordagem dos moradores, realizando testes sorológicos rápidos, pequenos curativos e fazendo encaminhamento para atendimento na rede pública de saúde, quando necessário.
Fabiana ressalta que o Centro Pop é exclusivo para pessoas em situação de rua. “Quem não se enquadra neste perfil é encaminhado para um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)”, esclarece, lembrando que aqueles com dificuldade de abandonar o vício são direcionados para o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).
“Para nós é uma enorme satisfação quando um frequentador do Centro Pop consegue um emprego, volta para o seio da família ou abandona o uso de drogas”. Padre Luiz Caetano Castro
“Para nós é uma enorme satisfação quando um frequentador do Centro Pop consegue um emprego, volta para o seio da família ou abandona o uso de drogas”, afirma Padre Luiz Caetano Castro, diretor do Educandário.
“Eu me realizo como ser humano quando consigo contribuir para devolver a dignidade a estes moradores. Fazer o bem para o próximo e receber por isto não tem preço”, resume Vanessa Aparecida Magri, coordenadora administrativa do Centro Pop.
Contatos:
Centro Pop:
Rua Duque de Caxias, 46 – Bairro São Francisco – Passos (MG)
Telefone: 35 3521 8592
Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos:
Rua Cônego Aníbale Maria di Francia, 181 – Centro – Passos (MG)
Telefone: 35 3521 2145
Facebook: Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos
Instagram: @educandariopassos