Referência regional, Ambulatório Escola de Passos completa 32 anos
Cerca de 700 pacientes são atendidos de forma gratuita para tratarem IST’s, HIV e hepatites virais
Da Redação – Fotos: Divulgação/Ambes
Inaugurado dia 01 de julho de 1992 a partir do trabalho realizado pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de Passos (FAOPA), o Ambulatório Escola (AMBES) está completando 32 anos.
Ao longo de mais de três décadas, o ambulatório se tornou referência regional como centro de prevenção, diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), HIV e hepatites virais.
Serviços
O AMBES desenvolve atividades gratuitas em três setores. No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) são realizados testes rápidos e coletas de amostras para exames de diagnóstico e acompanhamento clínico das IST’s.
Já o Serviço de Atenção Especializada (SAE) realiza os agendamentos de consultas, exames e encaminhamentos a outras especialidades profissionais, além do monitoramento clínico dos pacientes.
A Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM), também conhecida como a farmácia do AMBES, é responsável pela logística dos medicamentos e acompanhamento farmacêutico de aproximadamente 700 pacientes de Passos e região, segundo o coordenador do Ambes, Geilton Xavier de Matos. “De janeiro a maio de 2024 já realizamos 3108 consultas de enfermagem, 376 consultas médicas, 1225 consultas farmacêuticas e 214 consultas com outros profissionais como psicóloga, nutricionista e assistente social”, destaca Matos.
Quadro de funcionários
Entre os funcionários que atuam no AMBES estão três servidores vinculados à MGS (empresa terceirizada). A Prefeitura disponibiliza a contratação de uma enfermeira, uma psicóloga e dois médicos infectologistas. Já a UEMG destina ao ambulatório uma assistente social, duas técnicas de segurança, enfermeira, nutricionista, um servidor administrativo e a vaga de coordenador e farmacêutico.
“A microrregião de Passos envolve 21 municípios. Porém, por ser um serviço de referência, atendemos mais de 30 municípios da região”, explica o coordenador, ao comentar sobre a abrangência do trabalho realizado pelo ambulatório. O programa conta com 14 estudantes que desenvolvem atividades por meio de estágios, projetos de pesquisa e de extensão. Vários cursos de graduação, entre os 26 disponíveis na UEMG Passos, envolvem seus alunos em atividades realizadas pelo Ambulatório Escola.
Parcerias
Desde a sua inauguração o AMBES obteve várias parcerias e conseguiu envolver investimentos e apoio da área pública a partir de trabalhos realizados no âmbito municipal, estadual e federal. O ambulatório faz parte de um projeto-piloto no Ministério da Saúde sobre a erradicação das hepatites virais. Também é um dos únicos municípios de Minas Gerais que tem o Certificado de Erradicação da Transmissão Vertical do HIV – nesta forma de contágio, crianças são infectadas pelo vírus HIV durante a gestação, parto ou amamentação.
Estrutura
Recentemente o Ambulatório Escola recebeu dois novos automóveis: um servirá de suporte para as atividades realizadas e outro para visitas a pacientes.
O Ambulatório Escola está localizado no Bloco 04 da UEMG Passos, Rua Sabará, nº 164. O atendimento é das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (35) 3529-8030.
Quer ficar por dentro das notícias? Siga Verboaria no Facebook e @verboariaoficial no Instagram, ative as notificações e confira as atualizações diárias nos stories.