Recenseadores do IBGE estão com dificuldade de fazer o Censo em Passos
Prefeito alertou que a recusa em receber os responsáveis pelo recenseamento pode afetar o repasse de recursos públicos ao município
Lívia Ferreira – foto: Acervo IBGE
Recenseadores responsáveis pelo Censo IBGE 2022 estão com dificuldade de coletar dados em Passos. A razão é a recusa de parte da população em recebê-los. Em vídeo divulgado nesta quinta-feira nas redes sociais, o prefeito Diego Oliveira fez um apelo para que os moradores colaborem com o recenseamento.
Continua depois da publicidade
Quer ver sua marca na Verboaria? Chama a gente por aqui
“Esta dificuldade vai colocar em xeque muitas políticas públicas para o nosso município. Porque tudo o que o Governo Federal passa de verba para o município baliza nos dados do IBGE”, alertou. No vídeo ele aparece acompanhado da coordenadora regional do IBGE em Passos, a quem apresenta como Cristiane. O Censo também é uma ferramenta fundamental para direcionar os investimentos da iniciativa privada.
Alternativas
Diego lembrou que ao chegar em casa e se deparar com um bilhete do recenseador, o morador pode entrar em contato e agendar a entrevista. “Da grade você responde”, disse.
Há ainda as opções de responder ao Censo por internet ou telefone. Diego lembrou que o IBGE não é ligado a qualquer sigla partidária nem possui conotação política.
Segurança
Pessoas que se recusam a receber o recenseador alegam que temem pela segurança. Saiba aqui como identificar um recenseador do IBGE.
Quer ficar por dentro das notícias? Siga Verboaria no Facebook e @verboariaoficial no Instagram, ative as notificações e confira as atualizações diárias nos stories.