Educação

Raízes de Passos conta a história do prefeito José Figueiredo

Em mais um episódio que resgata a história da cidade, o perfil Raízes de Passos, traz curiosidades sobre o ex-prefeito José Figueiredo

Da Redação

Filho do casal Arlindo Figueiredo e Georgina de Paula Lemos, Figueiredo nasceu em Passos em 15 de setembro de 1.913, . Casou-se com Lucila Agelune Figueiredo em 21 de setembro de 1.940, com quem teve 3 filhos. Iniciou seus estudos na Escola Estadual Dr. Wenceslau Braz, hoje Escola Municipal Professora Francina de Andrade.
Quando jovem, trabalhava durante o dia na Lotérica de Waldomiro Reys e à noite era ajudante de operador no Cine Glória, que naquela época ainda exibia filmes do cinema mudo. A ocupação despertou o interesse pela sétima arte, iniciando uma vida profissional ligada a este gênero de lazer e arte.
Firmou sociedade com João Romeiro Stockler inaugurando, no dia 22 de março de 1.932, o Cine Paratodos, que ocupou as instalações do extinto Cine Recreio, de propriedade de Fortunato Borsari. Mais tarde, transferiu-se para o prédio de Angelo Oliveri, onde funcionou outro cinema da cidade, o Cine Glória, em que o sistema de som era o Vitafone (por disco).
Faleceu em Passos no dia 18 de setembro de 1.999, aos 86 anos.

Confira mais curiosidades no vídeo:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo