Saúde
Tendência

Projeto oferece consultas e óculos grátis para alunos de Passos

Cadastro das crianças está sendo feito pelos postinhos de saúde. Atendimentos oftalmológicos começam em agosto

Da Redação

Crianças de 4 a 12 anos de Passos passarão por consultas oftalmológicas e, caso seja detectado algum problema de visão, receberão óculos de forma gratuita. Este é a proposta do projeto de lei Olhar de Futuro, de autoria do vereador Alex Bueno, aprovado pela Câmara Municipal e que já está sendo implementado pela prefeitura. “É o dinheiro do povo voltando para o povo por meio da saúde”, disse o prefeito Diego Oliveira.

Continua depois da publicidade

Conheça o Centro Médico Integrado em Oncologia e Cirurgia

Cadastro
De acordo com o secretário municipal de Saúde Thiago Agnelo Salum, uma equipe do PSF vai começar a visitar as escolas para identificar possíveis pacientes oftalmológicos. Nos postinhos ESF (Estratégia Saúde da Família), o cadastro começou este mês. As escolas também podem solicitar a triagem.

Valor
No valor de R$ 200 mil, o projeto Olhar de Futuro contempla a disponibilização de 2.080 consultas que serão realizadas a partir do mês de agosto. Conforme Alex, os médicos apontam que cerca de 30% das crianças nesta faixa etária têm indicação para o uso de óculos – por isto foram comprados 600 pares. “Esta é uma emenda impositiva de minha autoria e o prefeito Diego Oliveira assumiu o compromisso de que, se for viável, poderá implementar como política pública”, disse.

Continua depois da publicidade

Quer ver sua marca na Verboaria? Clique aqui

Idade
Questionado sobre a faixa etária escolhida para o Olhar de Futuro, Alex apontou que é exatamente nesta idade quando são identificados os problemas oftalmológicos. “O programa tem sua importância na prevenção de possíveis problemas de visão. O foco é melhorar a qualidade de vida da criança, oportunizando melhor aprendizado das crianças em sala de aula.”

Da esq. para a dir.: prefeito Diego, secretário Thiago e vereador Alex mostram os óculos comprados para as crianças (Foto: ASCOM/PMP)

Como identificar
Para as famílias avaliarem se alunos estão precisando de consultas, deve-se observar se a criança reclama de dor de cabeça e/ou lacrimejamento durante ou após esforço visual (na escola, diante da TV, durante a leitura); se aperta ou arregala os olhos para ver melhor; se a criança se aproxima da TV ou do livro para ler; se evita brincadeiras ao ar livre; se apresenta desinteresse na leitura; e se mostra mudanças de comportamento, olhos vermelhos após leitura e caspa nos cílios.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Passos

Quer ficar por dentro das notícias? Siga Verboaria no Facebook @verboariaoficial no Instagram, ative as notificações e confira as atualizações diárias nos stories.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo