Digite para procurar

O que é o Valentine’s Day?

Eventos

O que é o Valentine’s Day?

Compartilhar

Conhecido por aqui como Dia dos Namorados, esta data é muito comemorada hoje nos EUA e na Europa. Conheça algumas curiosidades sobre o santo casamenteiro de lá e este momento tão especial

Da Redação – Imagem: Pixabay 

Hoje (14/02) é Dia de São Valentim, o santo do amor. Chamada de Valentine’s Day nos Estados Unidos, é a data em que se comemora o Dia dos Namorados por lá e na Europa. Mas você sabe como comemoração surgiu?

Uniões clandestinas
O bispo Valentim viveu durante o século III, na época do Império Romano, tempo em que muitas guerras estavam acontecendo. Naquela época, o Imperador Cláudio II proibiu o casamento porque achava que soldados solteiros eram combatentes melhores. Mas Valentim realizou muitas uniões de forma clandestina.

A descoberta
Um dia ele foi descoberto, preso e condenado à morte. Mesmo atrás das grades, o bispo recebia cartas e flores de pessoas que acreditavam no amor e desejavam agradecê-lo por realizar seus casamentos. Também foi na cadeia que Valentim se apaixonou por uma mulher, mesmo sabendo que jamais ficariam juntos.

Estados Unidos e Europa
Nos Estados Unidos e na Europa a data é muito comemorada. Assim como no Brasil, tudo fica enfeitado para o grande dia. O presente de Valentine’s Day normalmente é mais ligado ao casal ao invés de algo pessoal, diferente do que acontece com um presente de aniversário, por exemplo. As pessoas procuram alguma coisa com carinho e que diga “eu te amo” em forma de presente. E normalmente o presente é feito à mão. Quer dizer que, além de expressar seu amor, você ainda se doou para entregar algo realmente significativo.

Em família
Nas escolas fundamentais, as crianças têm costume de trocar cartões e doces de todos os tipos no Dia de São Valentim. Quando pequenos, os pais enviam um agrado para todos os coleguinhas de classe. À medida que vão crescendo, a data ainda é comemorada em ambiente escolar. No entanto, os costumes passam a ser outros, como, por exemplo, algumas alunas vestidas de cupido entregando bilhetes de um estudante para outro.


Cartões
Em lojas como a Hallmark, você encontra cartões de Valentine’s Day de pai para filho, de neto para vó, de amigo para amigo e de todos os tipos, além dos tradicionais para namorados (as) e esposos(as). Isto mostra que, nos Estados Unidos, o Valentine’s Day, apesar de ainda ter o foco no amor romântico, virou um dia para celebrar o amor em geral, o que acaba por incentivar o consumo generalizado, algo bastante comum no país.


No Brasil
Desde 1948, o país celebra essa data romântica em 12 de junho. Ela coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro, mas o motivo para isso tem pouco a ver com o significado religioso – foi exclusivamente comercial. A ideia de estabelecer uma comemoração de “Dia dos Namorados” veio do publicitário João Doria, pai do atual governador de São Paulo. Dono da agência Standart Propaganda, ele foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de melhorar o resultado das vendas em junho, que sempre eram muito fracas.
Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, Doria instituiu outra data comemorativa para trocar presentes no ano: o Dia dos Namorados. Junho foi escolhido porque era justamente o mês de desaquecimento das vendas. A escolha do dia 12 teve a ver com o fato de ser véspera da celebração de Santo Antônio.
E aí, você já conhecia as curiosidades sobre esta data celebrada no Brasil e no exterior?

 

Tags:

Você também deve gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *