DestaqueSaúde

Dengue em Passos: 6% dos imóveis pesquisados têm foco

Índice é considerado de alto risco para a epidemia. Veja quais os bairros com maior incidência do mosquito

Da Redação – Foto: Pexels

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de janeiro de 2022 apontou que 6% dos imóveis pesquisados em Passos pela equipe do Núcleo de Controle de Zoonoses tinham a presença de focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. O indicador do município é considerado de alto risco para epidemia.

Continua depois da publicidade

Conheça o Centro Médico Integrado em Oncologia e Cirurgia

O que é
O LIRAa identifica as áreas da cidade com maior proporção/ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes. O levantamento foi realizado em 2.588 imóveis e apontou que a maioria dos focos do mosquito está em ambiente domiciliar.

Onde estão
A pesquisa também indicou quais os criadouros predominantes nas áreas: vasos e frascos com água, pratos, pingadeiras, recipiente de gelo e bebedouro.
O município adota todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde que são de responsabilidade do poder público para reduzir a ocorrência de casos de dengue, chikungunya e zika.

Bairros
Os bairros com maior incidência do mosquito são: Dedé Veloso, Aclimação, Jardim Canadá, Jardim Canadá li, Jardim Embratel, Residencial Flamboyant, Jardim Itália, Serra Verde, Monsenhor Messias, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Parque da Fazenda, Recanto da Teka, Novo Horizonte, São Joaquim, Serra das Brisas e Vila Romana.

Próxima etapa
Com o resultado do LIRAa é possível otimizar o direcionamento nas ações de combate à dengue, zika e chikungunya, com intensificação nas regiões com maior infestação. “Os trabalhos são realizados em todo o município. Com o LIRAa vamos intensificar uma determinada ação em pontos de atenção, como exemplo, onde o criadouro predominante foi inservível; vamos ampliar os mutirões de limpeza. Com relação aos pratos de plantas, os Agentes de Combate a Endemias, que já repassam essa orientação, darão mais ênfase durante as vistorias nos imóveis”, explica o diretor de Saúde Coletiva Thiago Agnelo de Souza Salum.

Quando
O LIRAa foi realizado entre os dias 17 e 20 de janeiro e contou com a participação de 68 Agentes de Combate a Endemias, divididos em seis equipes, com 12 supervisores de campo, sendo dois para cada equipe e uma equipe de apoio.

Ações

Durante todo o ano, a Prefeitura de Passos mantém as ações de vigilância e combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Os Agentes de Combate a Endemias percorrem os imóveis reforçando as orientações sobre os riscos do acúmulo de água e que podem se tornar potenciais criadouros do mosquito, além de orientar sobre como eliminar estes focos em potencial e, se necessário, fazer a aplicação de biolarvicidas.

Secretaria de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde também mantém a aplicação de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV) para o combate a mosquitos adultos em áreas com casos suspeitos de transmissão local – resultado da avaliação ambiental pelas equipes de Controle de Zoonoses.
Em parceria com a Secretaria de Obras e Secretaria de Meio Ambiente, teve início uma série de 24 mutirões de combate à dengue que irá abranger 100% de Passos.

Larvicida
Além disso, o município adquiriu um larvicida que será um auxiliar ao que já é preconizado pela Superintendência Regional de Saúde de Passos. Esse larvicida servirá para tratamento de pequenos depósitos que podem acumular água e que porventura não possam ser eliminados. Para abranger mais as visitas, foram contratados mais dez Agentes de Combate a Endemias para suprir as áreas que até então estavam descobertas.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Passos

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo