Digite para procurar

Câncer: fatores de risco e proteção

Destaque Saúde

Câncer: fatores de risco e proteção

Compartilhar

Já colocou o cuidado com a sua saúde na lista de prioridades para 2020?

Como cirurgião oncológico, acompanho o dia a dia de pacientes que corajosamente lutam pela vida – o bem mais precioso concedido à humanidade. Embora receber o diagnóstico de câncer seja impactante para pacientes e familiares, a doença não deve ser encarada como uma sentença de morte.

Pela experiência médica, nota-se que pacientes que mantêm o otimismo durante o tratamento atravessam este momento da vida com muito mais leveza que aqueles que reagem com amargura.

Ter uma atitude positiva, não se isolar, não se afastar dos familiares, tentar manter uma rotina saudável, dentro do possível – tudo isto favorece a liberação de endorfina, hormônio que promove o bem-estar, fortalece o sistema imunológico e aumenta a resistência às doenças oportunistas que podem comprometer o tratamento. E vale lembrar que nunca houve tantas opções de tratamentos disponíveis como na atualidade.

Diante disto, listo aqui dados e curiosidades que podem ajudar a saber mais sobre câncer, bem como sugestões de como preveni-lo:

“Quanto mais precoce a detecção, maiores as chances de cura. Para casos cirúrgicos, o fator de maior impacto no sucesso do tratamento é que a primeira cirurgia seja bem-sucedida. E isto requer um profissional com sólida formação na área.”

Cerca de 10% dos casos de câncer estão associados ao fator hereditário. Neste caso, a doença acomete pessoas mais jovens;
90% dos casos estão ligados a estilos de vida e fatores ambientais e a idade avançada é o principal fator de risco;
Entre os fatores de risco para o câncer estão: tabagismo, dieta rica em gorduras; ingestão de bebidas alcoólicas; sedentarismo; obesidade; infeções por vírus como o HPV; contaminação por metais pesados; exposição aos raios solares UVA e UVB, principalmente entre 10h e 16h.
Fatores de prevenção ao câncer: atividade física regular, evitar tabagismo e bebidas alcoólicas, e manter o peso adequado são condutas que elevam a imunidade.
Nas mulheres, o principal tipo de câncer é o de mama. Entre os fatores de risco estão: idade avançada, menarca (primeira menstruação) precoce, menopausa tardia, histórico familiar, não ter engravidado, não ter amamentado, obesidade, sedentarismo, alimentação irregular, má qualidade de vida, consumo de álcool e tabaco. 28% dos cânceres de mama podem ser evitados com hábitos saudáveis e 60% dos casos chegam aos hospitais em fase avançada. A mamografia é fundamental para a detecção precoce da doença.
Em homens, o câncer de próstata é o mais comum. Fatores de risco: idade (após os 50 anos é mais frequente), pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, excesso de gordura corporal – que aumenta o risco de câncer de próstata avançado, exposições a arsênio, a derivados do petróleo, fuligem e dioxinas. Assim como as mulheres, homens também devem fazer exames preventivos – no caso, PSA e toque retal.
Não custa repetir: quanto mais precoce a detecção, maiores as chances de cura. Para casos cirúrgicos, o fator de maior impacto no sucesso do tratamento é que a primeira cirurgia seja bem-sucedida. E isto requer um profissional com sólida formação na área.

*Formado em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Dr. Luiz Gustavo Hermógenes Pereira fez residência em Cirurgia Geral na Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande (MS) e residência Cirurgia Oncológica no Hospital de Câncer de Barretos. Integra o corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de Passos (MG), do Hospital Regional do Câncer de Passos e atende no Centro Médico Integrado em Oncologia e Cirurgia (Cion) – CRM – MG 56 246 – RQE 26914/26915

 


 

 

 

Contato:

Cion – Centro Médico Integrado em Oncologia e Cirurgia

Rua José Merchioratto, 174 – salas 401 e 402 – Bairro Santa Casa – Passos (MG)

Telefone: 35 3521 9172

WhatsApp: 35 99205 5500

www.cionpassos.com.br

Tags:

Você também deve gostar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *