Eventos
Tendência

Bloco do Cuca + Brahma: diversão e solidariedade

Carnaval é muito mais que folia. Por trás deste evento que une música, descontração e cerveja gelada, existe um trabalho filantrópico que tem ajudado muitas pessoas de Passos

Da Redação – Fotos: Divulgação

Carnaval remete a música, diversão e àquela cerveja geladíssima pra aliviar o calor. Mas você sabia que esta folia também pode ser convertida em solidariedade? Em Passos, a união entre o Bloco do Cuca e a cervejaria Brahma/Minasbeb tem ajudado instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade social em Passos.

Desde o começo

A parceria começou em 2016, ano do primeiro desfile do Bloco do Cuca. “A Brahma/Minasbeb, nossa patrocinadora oficial, sempre acreditou na gente desde o início. A credibilidade que a Brahma nos deu foi imensa. Nunca nos deixou na mão. Tudo que precisávamos, ela resolvia. Isto vai além de gratidão”, afirma o contador Daniel Nirzinho, presidente do Bloco do Cuca.

Bloco do Cuca – edição 2024
Bloco do Cuca – edição 2024

Estacionamento

A solidariedade começa logo na chegada. Nas edições do Bloco do Cuca, toda a renda obtida com o estacionamento é doada a alguma instituição filantrópica de Passos. Pelo segundo ano seguido, o evento aconteceu na Cidade da Saúde e do Saber, que está sendo construída pela Santa Casa de Passos com ajuda de doações. “Por intermédio da Brahma/Minasbeb, conseguimos alugar a Cidade da Saúde e do Saber. É o único evento não vinculado ao hospital que acontece lá. O valor do aluguel foi para a Santa Casa de Passos”, diz Nirzinho.

Quando você compra o ingresso para o Bloco do Cuca, não está apenas adquirindo o passaporte para uma diversão regada a cerveja gelada. Está contribuindo para tornar melhor a vida de pessoas que precisam de ajuda.

Associação

Para dar maior transparência aos eventos e ações sociais, o Bloco do Cuca criou, em 2018, a Associação Cultural e de Inclusão Social João Climaco Stockler. Uma comissão formada pelos integrantes da direção do bloco é encarregada de fazer a análise e triagem das solicitações de auxílio feitas por entidades e pessoas físicas. Todo ano, uma porcentagem do lucro obtido com a festa é doada a uma instituição filantrópica escolhida – os valores variam de acordo com o tipo de ação realizada. Referência no tratamento oncológico de pacientes do município e região, o Hospital Regional do Câncer de Passos já foi agraciado com várias doações pelo Bloco do Cuca.

Bloco do Cuca – edição 2024
Bloco do Cuca – edição 2024

Entre as ações filantrópicas executadas estão:

♥ Doação de 500 litros de leite ao Grupo de Apoio a Pacientes Oncológicos de Passos (Gapop-R);

♥ Reforma emergencial da sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Passos para adequação às exigências do Corpo de Bombeiros;

♥ Reforma de casas de pessoas em situação de vulnerabilidade social dentro do projeto Vida Digna, conduzido por um grupo de missionários da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos;

♥ Compra de bebedouros e pagamento da pintura da fachada da sede dos Pequenos Cantores de Passos, que oferece formação de canto e instrumental a crianças e adolescentes carentes;

Como surgiu o bloco?

Você sabe como surgiu o Bloco do Cuca? Apesar de o primeiro desfile ter acontecido em 2016, esta história é fruto de mais de 25 anos de amizade entre nove rapazes com diferentes profissões – todos amavam Carnaval, mas nenhum era carnavalesco.

Saudosos dos grandes carnavais que ocorriam nos clubes de Passos nas décadas de 1980 e 1990, os amigos Ricardo Durex, Henrique Piti, Vicente Campeiz, Thalles Betinho, Eduardo Dudu, André Biju, Allan Quinzinho, Marcelo Constantino e Nirzinho começaram a se reunir despretensiosamente com familiares para confraternizar.

Bloco do Cuca – edição 2024
Bloco do Cuca – edição 2024

“Loucos”

Em 2015, surgiu a ideia de criar um bloco de Carnaval em Passos, que já tinha sido referência da folia em décadas passadas, mas estava carente deste tipo de manifestação cultural. O primeiro bloco aconteceu em 2016, na Avenida da Moda. Na ocasião, 450 pessoas convidadas desfilaram. “Ficou com todo surpreso: “o que estes loucos estão fazendo”? No outro dia todo mundo queria saber o que era aquilo”, recorda-se Nirzinho.  Nas três primeiras edições, o valor arrecadado só cobria as despesas. Mas o boca a boca só crescia, assim como o número de participantes.

Bloco do Cuca – edição 2024
Bloco do Cuca – edição 2024

Esquenta

O sucesso foi tanto que, além do Bloco do Cuca, que acontece sempre no sábado anterior ao Carnaval, foi criado também o Esquenta, que ocorre em setembro. Hoje são, em média, 2.500 foliões celebrando, em cada uma das duas edições, a festa mais animada do Brasil – e o número só não é maior porque é limitado pela organização do evento.

Bloco do Cuca – edição 2024
Um “mar” de foliões solidários tomou conta da Cidade da Saúde e do Saber na edição 2024 do Bloco do Cuca

E por que “Bloco do Cuca”?

O nome original era “Bloco Deixa o Cuca Aí”. Cuca era o apelido de João Climaco Stockler, saudoso treinador de futsal do Clube Passense de Natação (CPN), local muito frequentado pelos então futuros criadores do bloco.  Querido pelos atletas, Cuca era carismático, treinou várias gerações durante quatro décadas e estava sempre presente nos campeonatos. Quando ele aparecia, um lado da arquibancada pedia: “Tira o Cuca”, enquanto o outro respondia: “Deixa o Cuca aí”. A brincadeira virou uma homenagem carinhosa e deu nome ao bloco.

O boneco do Cuca é uma homenagem ao saudoso treinador esportivo que dá nome ao bloco

Próxima edição

O evento mal terminou e os integrantes do Bloco do Cuca já trabalham em mais uma ação filantrópica – desta vez na área da saúde. “Nossa alegria vai muito além do entretenimento. Ela transcende para aquilo que é o verdadeiro significado da felicidade, que é fazer a vida do outro um pouco mais feliz”, resume Nirzinho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo