Cidades

Castramóvel vai esterilizar mais de 2 mil animais em Passos

Castração começa nesta terça e triagem cabe à prefeitura. Veja onde será feito o procedimento

Da Redação

O castramóvel da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) inicia nesta terça-feira (16) mais uma edição do mutirão de castrações de cães e gatos em Passos. A previsão é de que sejam castrados 2.084 animais nos próximos 60 dias, sendo 1.899 cães e 185 gatos.

Continua depois da publicidade

Siga a Verboaria no Facebook e Instagram e acompanhe as atualizações diárias nos stories

Itinerante
Funcionando desde 2019, o programa de controle populacional de cães e gatos da AMEG percorre os municípios integrantes do consórcio fazendo o controle do crescimento populacional destes animais por meio da esterilização. Os recursos vêm de uma parceria com o Ministério Público e emendas parlamentares.
Para facilitar o acesso da população e seus pets, a unidade 02 do castramóvel irá percorrer vários bairros da cidade, permanecendo alguns dias em cada local. Nesta terça, as castrações ocorrerão a partir das 8h na rua Jangada, Bairro Novo Horizonte, no prédio do antigo CRAS, atualmente desativado.

Prefeitura
A triagem e o cadastro dos animais aptos a passar pelo procedimento são de responsabilidade do município. Em Passos este cadastro será feito nos PSF´s da cidade.
Além do bairro Novo Horizonte, a unidade 02 do castramóvel irá passar pelos seguintes locais:
✅ Quadra esportiva anexa à Escola Municipal Hilarino de Moraes, Rua Opala nº 495, Jardim Aclimação.
✅ Capela São José, Rua Chafariz nº 1876, Casarão.
✅ Escola Estadual Nasle Jabour, Travessa Rio Tietê nº 51, Recanto da Harmonia.
✅ Quadra anexa ao CRAS, Rua Alpinópolis nº 295, Nossa Senhora de Lourdes (Coimbras).
✅ Quadra da Rua Dona Cândida Donabela Borsari nº 451, Primavera.
✅ CEMEI Ana Maria Ribeiro, Rua Guanabara nº 875, Polivalente.
✅ Igreja São Luiz Monfort, Rua Juiz de Fora nº 100, COHAB II.
✅ Escola Municipal Prof. Silas Roberto Figueiredo, Rua Vereador Antônio Magalhães Silveira nº 240, COHAB IV.

Tempo necessário
Com exceção do Novo Horizonte, ainda não há data definida para as castrações nos demais bairros. Outros dois locais de castração serão disponibilizados na zona rural do município, mas até o momento desta publicação os locais ainda não estavam definidos. A prefeitura informou à Verboaria que os moradores precisarão comprovar residência no bairro em que o castramóvel estiver fazendo o mutirão. “Vamos iniciar pelo Novo Horizonte, pois já temos um pré-cadastro e sabemos que lá tem muitos animais [cães e gatos] sem castração. Por dia serão castrados 25 animais. O castramóvel tem capacidade para duas mesas cirúrgicas, que se tivessem dois veterinários poderíamos fazer até 50 cirurgias por dia. Porém, só temos um profissional. Conforme a demanda o castramóvel fica pelo tempo necessário”, informou a vereadora Gilmara Oliveira.

Com informações da Ascom/AMEG e Ascom/PMP

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo