Prefeitura estuda fazer processo seletivo para manter vagas de fisioterapeuta
Profissionais atuaram durante a pandemia e contratos se encerram em outubro. Prefeito avalia manter a mão de obra disponível para a UPA
Da Redação – Foto: ASCOM/PMP
O prefeito de Passos Diego Oliveira estuda realizar processo seletivo para manter no quadro de funcionários seis vagas para fisioterapeutas. Os postos de trabalho foram abertos durante a pandemia da Covid-19.
A informação é do vereador Maurício da Cemig, líder do prefeito na Câmara. Ele participou, nesta segunda-feira (26), da reunião entre o prefeito e as fisioterapeutas Ariane Martins de Queiroz, Talita Geovana, Larissa Oliveira Neme, Aline Calixto, Isadora Castro e Juliana Santos. As seis profissionais atenderam pacientes com problemas respiratórios decorrentes da Covid e seus contratos serão finalizados em outubro, já que não há mais registros de casos graves da doença no município.
Continua depois da publicidade
Conheça o Centro Médico Integrado em Oncologia e Cirurgia
Sensibilizado
“O prefeito ficou sensibilizado com a necessidade do serviço na UPA. Agora ele vai conversar com a secretária de Saúde sobre a questão orçamentária para uma possível abertura destas vagas na UPA por meio de processo seletivo”, disse o vereador, lembrando que a Unidade de Pronto Atendimento de Passos é a única da região a dispor deste tipo de serviço, “que mostrou ser bastante efetivo para a qualidade de vida de pessoas com síndromes respiratórias agudas em que são necessários os procedimentos por meio de uma fisioterapeuta”.
O vereador garantiu que a UPA tem todos os equipamentos necessários para dar continuidade ao atendimento dos pacientes com problemas respiratórios que demandem fisioterapia. “Temos a necessidade, os equipamentos e precisamos dos profissionais especializados, mesmo não sendo um serviço obrigatório, pois se provou eficiente”, disse.
Cargos
Durante a reunião, as fisioterapeutas destacaram a importância da manutenção dos cargos, independentemente de quem sejam os contratados, para a saúde da população. “O objetivo da reunião foi mostrar a importância do profissional de fisioterapia na Unidade [UPA], mostrar o quanto podemos prevenir a piora nos quadros dos pacientes, inclusive óbitos. Quanto mais a fisioterapia respiratória agir nos pacientes com falta de ar, melhor para estes pacientes”, afirmou Ariane, em nome das demais fisioterapeutas presentes.
Continua depois da publicidade
Quer ver sua marca na Verboaria? Chama a gente por aqui
Importância
As fisioterapeutas ressaltaram a importância da fisioterapia respiratória na UPA, principalmente quando o serviço é prestado via SUS Fácil – o paciente fica, em média, 48 horas aguardando vaga para internação na Santa Casa de Passos. Durante este período de espera, atendimento especializado é fundamental para evitar que o caso se agrave.
“Quero deixar o agradecimento da administração municipal e o meu em especial a vocês, fisioterapeutas, pelo que fizeram durante a pandemia. Deixo as portas do gabinete sempre abertas para recebê-las”, afirmou o prefeito.
Com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Passos
Quer ficar por dentro das notícias? Siga Verboaria no Facebook e @verboariaoficial no Instagram, ative as notificações e confira as atualizações diárias nos stories.