Saúde
Tendência

Passos está em 2º lugar na Atenção Primária no Brasil em cidades entre 100 mil e 200 mil habitantes

Levantamento é realizado pelo Ministério da Saúde e busca aumentar e melhorar o acesso da população aos serviços

Da Redação

Passos obteve o segundo melhor índice de indicadores em Atenção Primária da região, de Minas Gerais e do país entre cidades com população que varia de 100 mil a 200 mil habitantes. Esta é a segunda vez consecutiva que o município figura em excelentes níveis de pontuação.

De acordo com a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Clarissa Carneiro Leão Batista, o resultado se refere aos Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

Conheça o Centro Médico Integrado em Oncologia e Cirurgia

Ranking

As cidades brasileiras com a maior pontuação são Coronel Fabriciano (MG) e Umuarama (PR), que conquistaram 100% no quesito Atenção Primária. Coronel Fabriciano se mantém na liderança pelo 4º quadrimestre seguido. Passos tem a segunda maior nota, com 99,9%.

Alcance de indicadores

Passos ficou em primeiro lugar quando comparados os percentuais de alcance de indicadores. O percentual no Brasil é de 80,9%; na região Sudeste é de 75,6%; em Minas Gerais, de 84,24% e o de Passos é 99,80%.

“Comparando com municípios da região do Sul de Minas com mais de 100 mil habitantes, o município de Passos fica à frente de Pouso Alegre (92,06%); Poços de Caldas (77,05%) e Alfenas (64,55%). Na microrregião Sul, Passos ficou atrás de São João Batista do Glória e Piumhi, que alcançaram 100% dos indicadores, ficando em terceira posição no ranking”, disse Clarissa.

Ainda conforme a coordenadora, com esse resultado, Passos consegue mostrar que a Atenção Primária à Saúde do município está conseguindo, por meio de 24 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), ofertar para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) um pré-natal de qualidade, coleta de exames de prevenção do câncer de colo uterino em mulheres de 25 a 64 anos, boa cobertura vacinal em crianças menores de 1 ano e atendimento de qualidade para pessoas com hipertensão e diabetes.

“Tudo isso só está sendo possível graças ao comprometimento de todos os profissionais que atuam nestas equipes em ofertar uma saúde de qualidade para a nossa comunidade”, salientou.

Para o secretário municipal de Saúde, Thiago Agnelo de Souza Salum, este é o resultado de um trabalho que veio sendo feito pela secretaria, e sob a coordenação de Clarissa desde quando assumiu a pasta.

O que é

O programa Previne Brasil, de financiamento federal da Atenção Primária à Saúde (APS), foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, e implementado em 2020. Para fazer os repasses aos municípios, são considerados quatro componentes: capitação ponderada (cadastro de pessoas na APS), pagamento por desempenho (medido pela avaliação de sete indicadores), incentivo para ações estratégicas (implementação de programas para a melhoria da APS) e incentivo financeiro com base em critério populacional (leva em conta a estimativa populacional mais recente divulgada pelo IBGE).

O objetivo do programa é aumentar o acesso aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e a equipe de saúde, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

Com informações da Prefeitura de Passos e do Ministério da Saúde

Quer ficar por dentro das notícias? Siga Verboaria no Facebook @verboariaoficial no Instagram, ative as notificações e confira as atualizações diárias nos stories.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo