CinemaColuna Social

Jornalista de Passos ganha prêmio de melhor documentário

Formado na UEMG, Lucas Oliveira conquistou a premiação no 29º Festival de Cinema de Vitória contando a história de uma vila de pescadores afetada pela instalação de grandes empresas. Clique e assista

Texto: Lívia Ferreira – Fotos: Acervo pessoal

A realidade de uma comunidade de pescadores atingida pela chegada de grandes empresas que se instalam próximas a um manguezal no município paulista de Cubatão. As tensões, as aflições com o futuro, o medo de perder o ganha-pão que vem da natureza em função dos riscos que o desenvolvimento não sustentável pode trazer. Este é o fio condutor do documentário de curta-metragem “Quanto vale a vida no mangue?”, vencedor, no último sábado (24), na categoria Melhor Filme pelo Júri Técnico na 5ª Mostra Ambiental do 29º Festival de Cinema de Vitória 2022.

Continua depois da publicidade

Reserve pelo WhatsApp: 35 99824 8441

Segunda premiação
Filmado em janeiro de 2021 e finalizado em março do mesmo ano, o documentário é resultado do trabalho de conclusão de curso do jornalista Lucas Oliveira, 23 anos, egresso da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – campus Passos. Ano passado, o documentário já havia conquistado o prêmio de melhor filme ambiental no 12º Festival Multicultural CawCine, no Rio de Janeiro. Além disto, também foi selecionado em outros quatro festivais: Kalamata Monthly International Short (2022), na Grécia; Clapperboard Golden Festival (2022), em São Paulo; Lift-Off First Time Filmmaker Sessions (2022); na Inglaterra; e Inheritance – The Environmental Festival (2022), na Irlanda do Norte.

Cerimônia de premiação aconteceu no último sábado (24)

 

Documentário já recebeu 2 prêmios e foi classificado em outros 4 festivais

Recursos próprios
Com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, Lucas, que é natural do Guarujá (SP), produziu o documentário com recursos próprios. O resultado final não deve em nada para produções financiadas com projetos de lei de incentivo à cultura. “Eu não sabia nem que seria selecionado [para o festival de Vitória]”, afirma o jornalista, que é assessor de imprensa na Santa Casa de Misericórdia de Passos e já planeja outras produções. Quer conferir o documentário “Quanto vale a vida no mangue? Então clica no link abaixo:

Quer ficar por dentro das notícias? Siga Verboaria no Facebook e @verboariaoficial no Instagram, ative as notificações e confira as atualizações diárias nos stories.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo