DestaqueEducação

Escola pública de Passos cria releitura da obra de Van Gogh

Alunos da Cohab II estão dando nova roupagem à produção artística do pintor holandês. Os quadros serão apresentados em uma exposição

Lívia Ferreira

Um dos maiores gênios da pintura mundial, Vicent Van Gogh está recebendo uma justa homenagem de alunos e professores da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, no bairro Cohab II, em Passos. Juntos, eles estão recriando a produção do pintor holandês que teve uma trajetória cheia de altos e baixos e se notabilizou pelas telas intensas e cores vibrantes. 

A ideia partiu dos professores Ana Paula Faleiros Bernardes, graduada em História e Artes Plásticas, e Felipe Tiago Amaral Cardoso, designer de moda com especialização em Design de Interiores e professor de artes. Por meio do projeto, eles trabalham com os alunos temas como história da arte, simetria e mistura de cores.
“Comecei a perceber que muitos alunos tinham aptidão para as artes plásticas. Montei um projeto e enviei para a Superintendência Regional de Ensino”, explica Ana Paula. A proposta foi aprovada e recebeu uma verba do Governo Federal.

Quadro original

Cota
A ideia de fazer releitura das obras de artistas consagrados começou em 2016, tendo como tema a produção artística da pintora Tarsila do Amaral. Mais tarde o pintor escolhido foi Cândido Portinari. Mas na vez de Portinari não houve verba disponível. Por amor à arte, professores se cotizaram, tocaram o projeto e doaram um dos quadros ao museu Casa de Portinari, localizada no município paulista de Brodowski, terra natal do pintor. Durante a pandemia, em razão do ensino remoto, as atividades foram suspensas, sendo retomadas em 2022 com a releitura do trabalho de Van Gogh.

Quadro original

Identidade
“A ideia é repintar a obra, respeitando o processo criativo individual e a identidade que cada aluno imprime ao quadro”, explica Felipe. Um dos alunos do projeto é portador de autismo e recebe o acompanhamento de uma professora que o auxilia na pintura dos quadros. No momento ele está pintado “O Semeador”, que aparece ao longo do texto.

Potinhos
Com pouca experiência, é comum que, nas pinceladas, alguns alunos usem mais tinta que o necessário. Cada potinho sai por volta de R$ 12. Usando a criatividade, a turma de artistas mistura as sobras de vários potinhos para evitar o desperdício e criar novas cores.

Quadro original

Arte em tudo
Participante do projeto, aluna Diane Sthéfany Alves Dias, que cursa o 9º ano, no momento se dedica a recriar a obra “A vinha encarnada”. Foi o interesse pelo desenho que a levou a arriscar as primeiras pinceladas e a ver o mundo de outra forma. “Antes eu olhava para as coisas de modo superficial. Hoje consigo ver que sempre tem um pouco de arte em tudo”, observa.

Quadro original

Exposição
Os quadros que você vê ao longo da matéria ainda estão inacabados. Quando o projeto for finalizado, o plano é realizar uma exposição aberta à população no Palácio da Cultura durante uma noite de autógrafos.

Quadro original

Sobre o pintor
Vincent Willem Van Gogh nasceu 30 de março de 1853. É considerado um dos artistas mais influentes dos últimos tempos, embora seu reconhecimento tenha se dado apenas depois de sua morte. Enquanto vivo vendeu apenas um quadro – “O Vinhedo vermelho”. Van Gogh nunca imaginou a fama que viria a ter. Era filho de Theodorus Van Gogh e Cornélia, uma mulher com tendências artísticas. Tinha quatro irmãos mais novos, mas foi com Theo, segundo filho do casal, que Van Goh estabeleceu uma forte relação marcada por cartas trocadas entre os dois. Com a saúde mental debilitada e surtos, pôs fim à própria vida em julho de 1890, aos 37 anos. Quer saber mais sobre Van Gogh? Então clica aqui

Quer ficar por dentro das notícias? Siga Verboaria no Facebook e @verboariaoficial no Instagram, ative as notificações e confira as atualizações diárias nos stories.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo