Saúde
Tendência

Em nove meses, Passos já recolheu 12 mil litros de óleo usado

Cada dois litros entregues valem um frasco de 900 mil com o produto novo. Veja onde fazer a troca, poupando o meio ambiente e a saúde

Lívia Ferreira

Em 9 meses de implantação, o projeto ‘Reviva o Óleo – Atitude que preserva a vida’ já recolheu quase 12 mil litros de óleo de cozinha em Passos. Os números foram divulgados na sessão desta segunda-feira na Câmara Municipal de Passos pelo vereador Maurício da Cemig, líder do prefeito Diego Oliveira na Casa. De acordo com Maurício, por conta do desempenho da Prefeitura de Passos no projeto, Diego receberá o prêmio Melvin Jones, que é a honraria máxima concedida pelo Lions Clube.

Continua depois da publicidade

Conheça o Centro Médico Integrado em Oncologia e Cirurgia

Início
Implantado em novembro de 2022, o projeto é uma parceria entre a iniciativa privada e Prefeitura de Passos por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento (Semab), de Educação e a de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest).
Criado em Orlândia (SP) em 2008, o Reviva o óleo foi trazido para Passos por iniciativa do Lions Clube do município e contou com o apoio da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Maurício da Cemig intermediou as negociações.

Onde entregar
Desde 21/11/22, os cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e a sede da Sedest estão recebendo o óleo usado e entregando os novos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Cada dois litros do produto usado valem 900 ml do novo. Não há prazo para o projeto acabar e nem restrição quanto à quantia a ser trocada. Foi disponibilizado um veículo para o transporte do óleo. Veja mais detalhes abaixo:

Imagem: ASCOM/PMP

Danos à saúde e à natureza
“Não permitir que óleo usado caia no meio ambiente é de vital importância para nossas bacias hidrográficas, para a água que tomamos e, por consequência também para os animais. Muita gente transforma óleo usado em ração animal, isso é prejudicial para a saúde tanto do animal quanto nossa se comermos estes animais. Então, a melhor maneira, mais sustentável é transformar em biodiesel”, explicou, à época da criação do projeto, o secretário de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento, Sebastião Domingos, o Neném da Manoela.
Há outro agravante: o óleo utilizado para fritar os alimentos não deve ser reaproveitado porque sua reutilização aumenta a formação da acroleína, substância que aumenta o risco de doenças como irritação do intestino e câncer.

Poluição
Um único litro de óleo polui 25 mil litros de água que não retornam para o consumo. Daí a importância da conscientização sobre o descarte correto para evitar entupimentos nas redes de esgoto e o pior, a contaminação dos mananciais hídricos e do meio ambiente em seu entorno.

Continua depois da publicidade

Quer ver sua marca na Verboaria? Clique aqui

Biodoesel
Todo o óleo arrecadado no projeto é usado para a produção de biodiesel, uma alternativa viável e ecologicamente responsável para o desenvolvimento. O biodiesel é um combustível alternativo, produzido com diversas fontes renováveis, que contribui para a preservação do meio ambiente.

Com informações da ASCOM/PMP

Quer ficar por dentro das notícias? Siga Verboaria no Facebook @verboariaoficial no Instagram, ative as notificações e confira as atualizações diárias nos stories.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo