Usuários denunciam precariedade do ESF Nossa Senhora Aparecida
Veja o que dizem a Prefeitura de Passos e a faculdade Atenas, responsáveis pela reforma do local
Usuários do ESF Nossa Senhora Aparecida, em Passos, denunciaram à Verboaria a precariedade das instalações do postinho de saúde. Cachorro dormindo nas dependências do local, lixo, má conservação do mobiliário e poeira passam a impressão de abandono. “A sala da pediatria é imunda. O dia em que trouxe meu filho para fazer uma consulta, passei um lencinho umedecido na maca e o lencinho saiu preto. Aqui é uma sujeira”, reclamou uma mãe, que pediu para não se identificar.
O que diz a prefeitura
Procurado pela Verboaria, o secretário municipal de Saúde, Thiago Agnelo de Souza Salum, disse que o projeto de reforma do ESF Nossa Senhora Aparecida está em fase final. “Inclusive eu já determinei à Atenção Primária e à enfermeira desta unidade que mudem para a casa a qual está alugada para o [ESF] Nossa Senhora Aparecida. Existe uma casa alugada à disposição de toda a equipe pra mim entrar (sic) com a reforma. Por algum motivo, estou sentindo resistência na mudança”, disse, afirmando que o imóvel já está alugado “há uns dois, três meses”.
“Vou determinar a mudança. A gente teve muita dificuldade para arrumar um local para o Nossa Senhora Aparecida porque as casas são todas de moradores antigos, não alugam. É dificílimo arrumar um local aí, mas já arrumamos e já estamos finalizados. Realmente é uma questão que agora me deixou preocupado. É eleitoreira”, observou. Salum ressaltou que trazer o assunto à imprensa em época de campanha eleitoral “é uma coisa politiqueira de se ver e lamentável.”
Coisa armada
De acordo com o secretário, a área fotografada e filmada não seria a que estaria em uso pelo PSF. “O PSF é dividido em dois lados – lado esquerdo e direito. Esta é uma área que está fechada, que não está em uso. Ela foi aberta para tirar estas fotos”. Informado pela Verboaria de que usuários estavam transitando livremente pela área fotografada, Salum afirmou: “se está aberta, é porque alguém largou aberto. É coisa armada, mesmo.”
Parceria
Segundo Salum, a reforma do ESF será feita em parceria com a Faculdade Atenas. “A Atenas vai receber a segunda notificação para o início das obras. Porque ela já recebeu a primeira”. Em seguida, o secretário garantiu que vai determinar que a mudança de sede do ESF seja feita a partir de segunda-feira (07/10). “E já estou cobrando neste momento da Faculdade Atenas o início imediato da reforma desta unidade”.
O que diz a Atenas
A Faculdade Athenas confirmou já ter sido notificada pela Prefeitura de Passos quanto ao início das obras.
De acordo com a faculdade, os projetos estruturais e hidráulicos de reforma da ESF serão remetidos à prefeitura até a próxima terça-feira (08/10). Na tarde de hoje (03/10) a prefeitura enviou à Atenas o projeto arquitetônico.
A parceria entre o poder público e a faculdade prevê, além da reforma, a disponibilização de acadêmicos de medicina que cursem a partir do quarto ano. Ao participarem do atendimento à população, os alunos serão supervisionados por médicos preceptores e a ESF servirá como unidade de ensino.
Quer ficar por dentro das notícias? Siga Verboaria no Facebook e @verboariaoficial no Instagram, ative as notificações e confira as atualizações diárias nos stories.