Educação

Professor e alunas de Passos de Passos têm obras selecionadas em concursos nacionais

José Reis e as adolescentes Evellyn e Júlia foram classificados para publicar suas produções literárias pela Editora Persona. Os três representam a Escola Estadual São José

Da Redação – Fotos: Divulgação

Orgulho em dose tripla! Evellyn Caroline de Oliveira Silva e Júlia Cristina Martins Silveira, respectivamente ex-aluna e aluna do professor José dos Reis Santos na Escola Estadual São José, em Passos, tiveram suas obras selecionadas para dois concursos nacionais de literatura. E o próprio professor, que apoiou as meninas, também foi escolhido em uma das seleções.

Continua depois da publicidade

Conheça o Centro Médico Integrado em Oncologia e Cirurgia

Juntos na mesma coletânea
José Reis e Evellyn tiveram suas obras selecionadas para a Coletânea Nacional “Amor e outras drogas lícitas”, da Editora Persona, entre centenas de poemas enviados para o certame. A estudante participa da coletânea com o poema “Garota Pernambucana” e o professor, com “Amores desfeitos”.

Com 13 anos de idade, Evellyn cursa o 8º ano na Escola São José e foi aluna de José Reis ano passado. Ao constatar o talento dela para a poesia, o professor passou a orientá-la e inscreveu a estudante em dois concursos ano passado. Este ano, incentivou e orientou a ex-aluna a participar da coletânea da Persona, e se dispôs a corrigir o texto produzido por ela. “”Fiquei muito feliz. Gosto muito de ler e de escrever poesia, mas não esperava chegar tão longe. Sem dúvida, ser selecionada em uma antologia nacional tem uma importância muito grande na minha vida”, comentou Evellyn, ao saber do resultado.

Vários prêmios
Jornalista há mais de 40 anos e professor de Língua Portuguesa e Redação na Escola São José, José Reis é, ele próprio, uma inspiração para alunos que desejam ingressar no mundo da literatura: já venceu concursos nacionais e internacionais de poesia, contos e crônicas. “Além de participar, gosto de incentivar meus alunos a participar de concursos literários”, explica.
Composta por 150 poemas de autores de várias regiões do Brasil, a obra Coletânea “Amor e outras drogas lícitas” é comercializada pelo site da editora.

Um bom conselho
Aos 14 anos, Júlia Cristina Martins Silveira, do 9º M3 da Escola Estadual São José, também comemora sua conquista literária. Ela teve seu conto “Um bom conselho” selecionado para a Coletânea de Contos de Humor, também da Editora Persona. “Eu passei uma atividade para a turma para que escrevesse um pequeno conto, já que estamos estudando esse gênero. Quando li o texto da Júlia, percebi a qualidade da história. Incentivei-a a participar do concurso. Além de corrigir o texto, orientando-a para a reescrita, passei a ela todas as instruções para se inscrever no certame. Estamos vibrando com essa notícia”, diz José Reis.
“Foi uma surpresa enorme, pois nunca me imaginei nessa posição. Desde pequena eu sempre escrevia historinhas nas “aulas do conto” que tinha na escola Emília Leal, e isso foi realizar um sonho de criança”, celebra Júlia.

Diversos talentos
Diretora da escola, Susane Mara de Oliveira Silva destaca a importância do trabalho feito pela equipe de professores com os alunos. “Isto contribui para revelar novos talentos que temos na Escola São José. São talentos em diversas áreas, como esportes, música, artes e na literatura.”

Quer ficar por dentro das notícias? Siga Verboaria no Facebook @verboariaoficial no Instagram, ative as notificações e confira as atualizações diárias nos stories.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo