15/11 – Qual República você quer para si?
“Esquece esse negócio de política e vamos trabalhar. A gente não depende de político”. Será?
Texto: Lívia Ferreira – Imagem: Quadro “A Proclamação da República” de Benedito Calixto (1983)
O termo “República” deriva do latim Res Publica e significa, literalmente, “coisa pública”, isto é, aquilo que diz respeito ao interesse público de todos os cidadãos. Portanto, podemos relacionar República como o regime de organização político-social feito e mantido pelo povo.
Em um governo republicano deve haver uma subordinação maior às leis em comparação a outros regimes políticos. Os governantes são responsáveis pelos seus atos, de modo a responderem perante à lei pelas infrações que cometerem. A ideia é de que todos estão sujeitos a ela.
Também é possível perceber de modo mais claro a repartição entre as competências dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Esse sistema, que ficou conhecido como “sistema de freios e contrapesos“, permite que cada Poder limite a atuação do outro.
Neste 15 de Novembro, aniversário da Proclamação da nossa República, a Verboaria pergunta: como você tem contribuído com a “coisa pública”? De que forma o Brasil pode fortalecer seu regime democrático? Que tipo de país você quer para si e para a população?
Bom feriado…
Quer ficar por dentro das notícias? Siga Verboaria no Facebook e @verboariaoficial no Instagram, ative as notificações e confira as atualizações diárias nos stories.