DestaqueEducação

Governo de Minas inclui curso de “Cervejaria” no Trilhas de Futuro para Passos

Em maio de 2023, durante o lançamento da pedra fundamental da fábrica da Heineken, Zema já havia anunciado que o programa seria adaptado para atender às necessidades da multinacional

Texto e foto: Lívia Ferreira

O Governo de Minas Gerais incluiu o curso de “Cervejaria” na lista de “alta prioridade” do Trilhas de Futuro. O Trilhas, que vai entrar em sua sexta edição, é um projeto que oferece cursos técnicos gratuitos com direito a pagamento de vale-transporte e alimentação aos estudantes. Também integram a lista de altas prioridades para Passos os cursos de vendas, automação industrial, eletromecânica, modelagem do vestuário, contabilidade, qualidade, alimentos, edificações, mecatrônica, eletricidade e eletromecânica, entre outros.

A lista foi publicada no último dia 15 no no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais. O documento apresenta os pares de municípios e cursos técnicos selecionados, servindo de base para a alocação dos inscritos após o credenciamento das vagas pelas instituições de ensino e o período de inscrição. A lista completa pode ser acessada neste link.

A escolha dos cursos leva em conta áreas em que Minas Gerais mais necessita de profissionais qualificados. “Anualmente, o Governo de Minas realiza um levantamento das demandas do mercado de trabalho para identificar quais cursos devem ser priorizados. Isso significa que os estudantes terão mais chances de conseguir um emprego na área que escolherem”, destacou o vice-governador Mateus Simões.

Demanda

Em maio de 2023, durante o lançamento da pedra fundamental da fábrica da Heineken em Passos, o governador Romeu Zema já havia anunciado que o Trilhas de Futuro seria adaptado para atender às necessidades da Heineken. “Quando uma empresa como a Heineken se instala, a nossa Secretaria de Desenvolvimento Econômico avalia quais tipos de técnicos a Heineken e fornecedores vão demandar no futuro para que os cursos estejam ajustados. Em seis meses se implanta um curso”, disse Zema, na ocasião.

Tempo maior para organização das instituições

O próximo passo é a publicação do edital para credenciamento das instituições de ensino técnico interessadas em oferecer cursos do programa, com previsão de divulgação em maio. Com isso, as instituições terão um prazo maior para se organizarem para atender aos critérios prioritários da sexta edição do Trilhas de Futuro.

Uma das novidades desta edição é que as instituições poderão credenciar apenas os cursos e municípios já previstos na lista de priorização, garantindo um maior alinhamento entre a formação técnica e as necessidades do mercado, ampliando as oportunidades para os estudantes.

Já as inscrições dos estudantes serão realizadas no segundo semestre.

“Instituições e estudantes devem ficar atentos ao período de credenciamento e à lista de cursos prioritários para que ninguém fique de fora”, disse o vice-governador.

Oportunidades para o desenvolvimento pessoal

Além do fortalecimento das competências profissionais e do crescimento da mão de obra qualificada, os estudantes do Trilhas de Futuro também experimentam um desenvolvimento pessoal significativo.

Para apoiar os estudos e garantir a permanência, o programa oferece uma ajuda de custo de R$ 20 por dia para alimentação e transporte, mediante comprovação de frequência nas aulas.

Trilhas de Futuro

Desde sua criação, o Governo de Minas investiu mais de R$ 1,5 bilhão no Trilhas de Futuro, que já formou aproximadamente 70 mil profissionais e conta atualmente com mais de 108 mil estudantes em formação.

 

(Com informações da Agência Minas)

 

Quer ficar por dentro das notícias? Siga Verboaria no Facebook @verboariaoficial no Instagram, ative as notificações e confira as atualizações diárias nos stories.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo